logo

Carregadores de carros elétricos quebram e não são consertados nos EUA

Falta de mão de obra qualificada é problema até entre eletricistas que realizam a instalação
Author image

Vitor Matsubara

16 out 2023

2 minutos de leitura

Imagem de Destaque

Não é difícil achar carregadores de carros elétricos quebrados por aí. Só que esse fenômeno não acontece apenas no Brasil. Dados divulgados pelo Departamento de Energia dos Estados Unidos mostram que há aproximadamente 4 mil pontos de recarga sem funcionar por lá, resultando em aproximadamente 7 mil plugues fora de uso.

Essa quantidade corresponde a cerca de 6% do total de estações existentes no país – e pode ser uma estimativa conservadora, de acordo com o Automotive News.


VEJA MAIS:– Consumidores seguem insatisfeitos com carregadores de elétricos– Brasil pode ser país com melhor transição para o carro elétrico– Carro elétrico nacional: realidade imediata ou sonho distante?


A Here Technologies, que registra dados em tempo real de pontos de recarga, afirma que 4.673 carregadores estão fora de funcionamento no país. Mas diz que vários outros pontos podem estar “desconectados”.

Falta de mão de obra qualificada assusta

O problema pode se tornar cada vez maior devido à falta de mão de obra qualificada para realizar os reparos. E essa escassez de profissionais deve se acentuar ainda mais, segundo a reportagem.

Matt Trout, presidente da Trout Electric, que administra e instala carregadores e outros equipamentos elétricos na Califórnia, admite que é difícil achar eletricistas capazes de realizar os consertos.

“Se você me apresentasse um profissional com experiência na indústria de carregadores para carros elétricos nos últimos anos, ele seria contratado imediatamente”, afirma Trout.

Estimativas apontam que os Estados Unidos vão precisar de mais 142 mil eletricistas certificados por volta de 2030 para contribuir na transição da frota de veículos para a eletricidade. Enquanto a Secretaria de Estatísticas Trabalhistas dos Estados Unidos (Bureau of Labor Statistics) garante que a demanda por eletricistas crescerá 6% na próxima década, a mão de obra especializada de eletricistas deve encolher 14%.

Para piorar, faltam profissionais qualificados até entre os eletricistas que realizam manutenção e instalação de carregadores. É por isso que startups como a ChargerHelp! trabalham com a SAE para treinar mais pessoas para realizar este tipo de serviço. O problema é que o treinamento não é rápido, o que pode atrasar ainda mais o processo de transição da frota veicular.