logo

Carro elétrico desenvolvido por Honda e Sony terá componentes da Qualcomm

Afeela terá microprocessadores com capacidade para 800 trilhões de operações por segundo
Author image

Redação AB

24 jul 2023

2 minutos de leitura

Imagem de Destaque

Resultado de uma joint venture entre Honda e Sony, o conceito elétrico Afeela também terá componentes vitais fornecidos por uma terceira companhia, a Qualcomm. A empresa fornecerá um conjunto de microprocessadores de alto desempenho, a plataforma digital Snapdragon.

Ela é capaz de realizar 800 trilhões de operações por segundo, ao passo que processadores automotivos atuais processam entre 10 trilhões e 50 trilhões de operações por segundo. O Afeela terá 45 sensores, incluindo lidar, oito câmeras, telas internas expansivas e inteligência artificial integrada.


Faça sua inscrição no #ABX23, mais influente encontro do ecossistema automotivo e da mobilidade


Em tese, todos os sensores e câmeras irão habilitar os recursos de direção autônoma de nível 3. Os monitores internos servirão como centros de informação e entretenimento para os motoristas e passageiros, o que inclui a possibilidade de exibir filmes para todos os assentos. O Afeela também é capaz de aprender com as atitudes e a forma de dirigir de quem está ao volante.

Esses recursos só funcionam com a plataforma digital da Qualcomm, que inclui o Snapdragon Ride, para carros autônomos, e conectividade 5G. O grande envolvimento da Qualcomm no projeto Honda-Sony mostra o crescente interesse da empresa de San Diego na indústria automobilística.

A companhia se tornou uma parte tão vital do carro elétrico que, para alguns observadores da indústria, o Afeela já se parece mais um veículo da própria Qualcomm que uma cooperação entre Sony e Honda. A empresa californiana tornou-se tão craque em tecnologia veicular que já se parece até uma companhia da indústria automobilística. 

O Afeela será feito pela Honda em Ohio, onde a montadora ergue um centro de produção de veículos elétricos. A fabricação terá início em 2025 e as vendas, em 2026. A operação prevê ainda a exportação do carro para o Japão.

Ele é projetado a partir da plataforma e:Architecture, a ser lançada em breve. A Sony contribuirá com tecnologias digitais e conteúdo de mídia derivados de suas divisões de filmes, música e games.