logo

alerta sonoro

Carro elétrico: NHTSA quer alerta para pedestre

<style type=”text/css”>
.texto {
font-family: Verdana, Geneva, sans-serif;
font-size: 10px;
color: #666;
}
.texto {
text-align: left;
}
</style>
Author image

cria

08 jul 2011

2 minutos de leitura

NOTÍCIAS AUTOMOTIVAS EM QUALQUER LUGAR
Email RSS Twitter WebTV Revista Mobile Rede
Social

Redação AB, com informações da Automotive News

A National Highway Traffic Safety Administration (NHTSA), entidade responsável pela administração da segurança do tráfego nos Estados Unidos, vai propor normas para a emissão de alerta sonoro em veículos elétricos e híbridos em determinadas condições, para que os pedestres percebam sua aproximação. Veículos leves, motos, ônibus e caminhões deverão receber equipamentos apropriados com essa finalidade.

David Strickland, administrador da NHTSA, considera indispensável que novos veículos sejam concebidos dentro dessas normas de segurança: “Com veículos silenciosos nas ruas precisamos prevenir seu efeito sobre os pedestres”, observa.

A entidade está obrigada por lei a escrever as normas técnicas para a adoção do alerta sonoro em elétricos até 4 de julho de 2012. Uma das exigências é que o sistema não dependa de ações do motorista ou de pedestres para ser ativado. A forma final da norma deverá estar definida dois anos depois.

O elétrico Chevrolet Volt, da General Motors, já tem um sistema do gênero, ativado quando o motorista aciona a seta para indicar mudança de direção.