logo

none

Carro foi parte do show de eletrônica em Las Vegas

Author image

cria

11 jan 2010

3 minutos de leitura

G_noticia_5621.gif

Apresentação de Alan Mulally na CES

O automóvel conectado foi um dos destaques no Consumer Electronics Show em LasVegas, nos Estados Unidos, de 7 a 10 de janeiro, junto com atrações como a televisão e Blue-Ray 3D, e-books, produtos ‘verdes’ e novas gerações de smartphones, netbooks e tablets.

Na abertura do evento o presidente da Consumer Electronics Associaton, Gary Saphiro, animou os 2,5 mil expositores (entre os quais 330 estreantes) com a projeção de US$ 681 bilhões em vendas globais de produtos eletrônicos no varejo em 2010. Ele enfatizou o papel decisivo da inovação para o setor e para a própria economia do planeta.

Alan Mulally, presidente e CEO da Ford Motor, fez a apresentação inicial do CES destacando o ‘myFord Touch’, uma nova interface customizável que permitirá ao consumidor acessar serviços pela Internet e controlar funções veiculares de forma intuitiva e simples.

Embora haja críticas à introdução de multimídia a bordo, o presidente da Ford explicou que objetivo é oferecer facilidades que evitem a distração do motorista, como o controles no volante e comando de voz. Há também funções que podem ser gerenciadas em telas sensíveis ao toque, como sugere o nome escolhido pelo fabricante de veículos para suas tecnologias atuais, que evoluiram a partir dos sistemas Sync de 2009.

A CES reuniu mais de três centenas de expositores focados na área automotiva e reservou uma de suas super-sessões temática para avaliar a integração intersetorial entre fabricantes de veículos e fornecedores de tecnologia eletrônica, sistemas e softwares.

O painel automotivo, reunindo Pandora, ATX, Autonet Mobile, Dice Electronics, Kia Motors, Sema e Denso America, constatou que carros conectados entre si e a serviços globais são uma realidade e tratou de temas como a comunicação do veículo com controles de tráfego e pedágios, aumento da segurança e otimização da experiência de dirigir.

A bordo

Uma boa parte das atrações revolucionárias da feira será adequada para utilização no ambiente do automóvel, incluindo aplicações pela Internet como o GPS em 3D. Plugado no mundo, o motorista receberá informações sobre o tráfego, previsão do tempo, funcionamento do motor, hora de parar para manutenção.

A bordo do carro já é fácil telefonar para uma pessoa, controlar o rádio ou o tocador de música utilizando controle de voz. Sistemas como o OnStar, da GM, podem monitorar o veículo na estrada e enviar socorro em caso de acidente. Vídeo está disponível via satélite para os passageiros ou para o motorista, com o carro parado.

O carro se transforma em um escritório enquanto o executivo viaja, utilizando computador conectado à Internet. Há funções curiosas, como controle da bagagem por meio de etiquetas eletrônicas: se faltar algo o computador detecta e avisa. Twitter, Facebook e outras atrações do momento podem ser acessados por comando de voz e as mensagens são lidas em voz alta.

A Ford e seus parceiros de eletrônica digital realçaram que uma das atrações dos novos sistemas de comunicação é a integração das funções e a possibilidade de atualização quando surgem equipamentos mais avançados.

Confira os assuntos relacionados:
Kia responde ao Sync da Ford com o UVO
Mulally abre CES em Las Vegas com show de tecnologiasa>