
O sucesso de BYD e GWM abriram as portas para a chegada de várias marcas chinesas ao Brasil: empresas como Omoda Jaecoo e Zeekr vão estrear no país em breve.
Isso encoraja outras montadoras a estudarem o mercado brasileiro antes de se aventurarem de vez. Recentemente, flagrantes divulgados nas redes sociais revelaram a presença de carros da SWM por aqui.
VEJA MAIS:– BYD mostra quatro novidades e confirma submarcas para o Brasil
– GWM terá duas novas marcas no Brasil e estuda vender caminhões
A montadora de carros pertence à Shineray, uma das marcas chinesas de motocicletas mais famosas no Brasil.
Sua origem remonta a 2012, quando a Brilliance Auto Group formou uma joint venture com a Shineray para dar origem à Brilliance Shineray, cuja sede fica em Chongqing. O acordo viabiliza a produção de veículos das marcas SWM e Jinbei.
Marca de carros da Shineray desconversa

Pelo menos dois modelos da SWM rodam pelas nossas ruas. O Tiger é um crossover com ares de minivan capaz de levar sete passageiros. Na versão EDi, tem motor 1.5 a gasolina que serve apenas como gerador para as baterias. Quem traciona o veículo é o motor elétrico dianteiro de 143 cv e 21,4 kgfm de torque.
Já o G01 (que foi flagrado em Recife por Daniel Lapa) é um SUV com visual mais esportivo e projetado pelo departamento de design da empresa, cuja sede fica em Milão, na Itália. Usa motor 1.5 turbo desenvolvido pela Brilliance, capaz de render 158 cv e aproximadamente 22 kgfm de torque máximo.
Procurada por Automotive Business, a assessoria de imprensa da Shineray Brasil disse que os veículos estão sendo utilizados por executivos da marca de motocicletas e que “não há intenção nem planos” de vendê-los por aqui.
Marca só fez primeiro automóvel em 2016
A SWM surgiu após a Shineray adquirir a SV.VM (marca italiana de motocicletas fundada em 1971 por Piero Sironi e Fausto Vergani) em 2014. No mesmo ano, os chineses levaram seis modelos inéditos ao EICMA, o maior salão de motocicletas do mundo e que é realizado anualmente na Itália.
A marca de carros da Shineray só começou a produzir automóveis em 2016, quando lançou seu primeiro modelo, o SWM X7.
Assim como muitos veículos chineses lançados na década passada, o X7 tinha um design que remetia a vários modelos europeus de outras marcas. A dianteira do veículo parecia inspirada no Suzuki S-Cross, enquanto a traseira exibia lanternas que remetiam aos modelos da BMW vendidos na época.
