logo

automóveis

Carros: do que o BC tem medo?

Automotive Business
Author image

cria

12 dez 2010

1 minutos de leitura

Leia o artigo completo em Colunistas.

O jornalista Pedro Kutney, colaborador regular de Automotive Business, passa a assinar também a coluna Observatório Automotivo no Portal. No primeiro artigo, com o título ‘Do que o BC tem medo?’, ele analisa o impacto das recentes medidas de restrição ao crédito anunciadas pelo Banco Central.

Para ele, a iniciativa atinge em cheio o principal pilar de sustentação do crescimento do mercado automobilístico brasileiro. Da mesma forma que salvou as vendas há dois anos, quando afrouxou os depósitos compulsórios dos bancos e assim irrigou as financeiras com recursos para financiar carros, agora o BC tomou de volta tudo que tinha dado ao mercado. Muitos enxergaram nas medidas uma forma de conter a inflação sem precisar, por enquanto, subir os juros básicos da economia (a taxa Selic).

Kutney considera que essa visão, contudo, parece bastante equivocada à luz de alguns dados: “Um exame mais atento aos números da inflação desmontam completamente a tese de temor inflacionário causado pelo setor automotivo. Muito pelo contrário, nos últimos anos e também este ano os preços dos carros vêm subindo bem menos do que a média geral da inflação medida pelo IPCA, ajudando a jogar os índices para baixo – e não para cima.”

Ele conclui que o BC, ao criar dificuldades para cerca de um terço dos clientes que atualmente compram carros zero-quilômetro sem entrada (algo como 1 milhão de pessoas), traz um remédio tão necessário quanto amargo, com o temor de bolha nos financiamentos de automóveis.