logo

Carros elétricos se destacam na venda de eletrificados

Mercado sentiu a volta do imposto, mas licenciamentos de fevereiro cresceram três dígitos na comparação com 2023
Author image

Redação AB

06 mar 2024

2 minutos de leitura

Imagem de Destaque

O segmento de veículos eletrificados ainda se ressente da volta da cobrança do imposto, porém, comemora o desempenho em relação a 2023 e também a participação dos modelos zero combustão. Segundo a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), os carros puramente elétricos novamente tiveram a maior participação da categoria.

Bom ressaltar que a entidade divide o mercado de veículos eletrificados em carros 100% elétricos (BEV), híbridos plug-in (PHEV) e híbridos convencionais e leves (HEV e MHEV). Em fevereiro, estes modelos somaram 10.451 unidades emplacadas, alta de 143% sobre o mesmo mês de 2023.


SAIBA MAIS:

– Brasil precisa de mais especialistas em carros elétricos que resto do mundo

– Os carros elétricos que serão lançados no Brasil em 2024

– Vendas de veículos eletrificados vão crescer 60% em 2024


Com 3.639, os BEVs responderam por 34,8% deste total. Seguidos de perto pelos PHEVs, com 3.594 unidades vendidas, ou 34,4%, enquanto os HEVs e MHEVs ficaram com 30,8% da fatia (3.218 unidades).

Pelo balanço da ABVE, este é o terceiro mês seguido em que os carros elétricos representam a maior parte dos emplacamentos de eletrificados. Porém, em dezembro, a participação de BEVs foi maior, de 37%.

Mesmo assim, na comparação com fevereiro do ano passado, o mercado de carros 100% elétricos aumentou mais de quatro vezes. Verdade que sobre uma base fraca, já que naquele mês de 2023 foram licenciadas apenas 638 unidades, o que resulta em crescimento de 470%.

“Os números indicam um amadurecimento muito rápido do mercado brasileiro de eletromobilidade. O consumidor demonstra uma confiança crescente nas novas tecnologias e se aproxima cada vez mais do perfil dos mercados europeus, liderados pelos veículos plug-in”, acredita o presidente Ricardo Bastos, presidente da ABVE. 

Participação das vendas de eletrificados estacionou

Apesar das comemorações, o segmento de veículos eletrificados sentiu a volta do imposto (desde janeiro) e as antecipações de compras no fim de 2023. As vendas de fevereiro foram 13% menores que em janeiro, enquanto o mercado geral teve alta de 2% na mesma base de comparação

Além disso, a participação dos eletrificados nas vendas totais de veículos no Brasil em fevereiro ficou em 7%. Mesmo patamar de dezembro e menor que janeiro (8%).

No acumulado dos dois primeiros meses de 2024, as 22.477 unidades de veículos eletrificados representam aumento de 155% sobre o primeiro bimestre de 2023, quando 8.797 licenciamentos foram registrados.