Pesquisadores da Unesp acabaram de anunciar o desenvolvimento de um novo tipo de plástico produzido a partir de fibras de frutas. Nossos carros agora poderão vir de banana, abacaxi ou casca de coco: a carroceria do futuro. O processo é baseado na obtenção de nanocelulose dessas frutas e outros vegetais, que constitui um plástico muito mais resistente, leve e limpo.
Segundo os cientistas brasileiros, o novo tipo de plástico deve ser utilizado primeiramente na indústria automotiva, e pode substituir o aço e o alumínio, sendo até 30% mais leve e de três a quatro vezes mais forte que os plásticos comuns.
Trata-se de uma grande revolução e uma ótima inovação da indústria brasileira. O material pode ser completamente viável economicamente e representa baixíssimo impacto ambiental, pelo fato de sua matéria-prima ser renovável.
Os estudos foram apresentados recentemente na 241ª Reunião Nacional da American Chemical Society, na Califórnia, EUA. Em breve a novidade deve fazer parte do nosso cotidiano. Esperamos ansiosamente. Brasil inovando!