
A BorgWarner foi escolhida para equipar o sistema de turboalimentação do motor 1.0 EA 211 do Volkswagen Up! TSI, o primeiro veículo turbinado fabricado no Brasil após mais de 15 anos. Grande parte das montadoras locais planeja seguir o mesmo caminho e está fazendo cotações para o suprimento de turbos, motivadas por atingir as metas de eficiência energética do Inovar-Auto. Maiellaro lembra que até 2017, para evitar multas, as fabricantes terão que comprovar os níveis de desempenho mínimos exigidos pelo programa para a habilitação de seus powertrains – um consumo médio equivalente a 1,82 MJ/km. Esse resultado terá de ser ainda melhor para que as montadoras obtenham um desconto extra de um ou dois pontos percentuais no IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados).
PESADOS EM BAIXA
Se as perspectivas para fornecimento a automóveis são promissoras, ocorre exatamente o contrário no setor de veículos comerciais pesados. Seis anos será o prazo para a recuperação do mercado de caminhões aos níveis de 2013, segundo estima Maiellaro. A BorgWarner Brasil é diretamente afetada pelo recuo no segmento. “Andamos no ritmo da indústria de caminhões, ônibus e vans”, explica, projetando a venda de 220 mil turbos este ano (foram 280 mil em 2014 e 330 mil em 2013), dos quais cerca de 30% serão destinados ao aftermarket (equipamentos novos ou remanufaturados, além de kits de reparo) e outros 20% às exportações para Europa, Estados Unidos e América Latina. O mercado de reposição manteve o fôlego em relação a 2014, mas as vendas externas não avançaram, apesar do câmbio favorável.
SEGMENTOS
Das seis divisões globais da BorgWarner, cinco estão presentes no Brasil, três delas na fábrica de Itatiba (SP): Turbos, Morse Systems (correntes de sincronismo para o motor) e Thermal (embreagens viscosas). A unidade Emission, com linha de termostatos da Wahler, recentemente adquirida, fica em Piracicaba (SP), e a Tork Transfer (motores de partida da Remy, também incorporada pela BorgWarner), de Brusque (SC). A sexta divisão, sem produção local, é a Transmission.