logo

banco central

Carteira de veículos sofre nova contração

O saldo das carteiras de crédito destinado à aquisição de veículos encerrou junho com pouco mais de R$ 149 bilhões – é o menor valor do ano até agora, segundo aponta o balanço do sistema financeiro nacional divulgado pelo Banco Central na quarta-feira, 27. O estoque de crédito representou recuo de 13,8% nos 12 meses encerrados em junho na comparação com igual período anterior. Sobre o registrado em maio a retração foi de 1,3%, e de 7,5% considerando o acumulado do primeiro semestre contra a primeira metade de 2015.
Author image

Redação AB

27 jul 2016

2 minutos de leitura

G_noticia_24347.gif

– Veja aqui os dados de crédito para o financiamento de veículos em nossa página ABInteligência.

Já as concessões de crédito cresceram 5,1% na passagem de maio para junho, totalizando R$ 5,6 bilhões, o segundo maior volume mensal do ano até o momento. Apesar disso, somado os valores de janeiro a junho de 2016, as novas concessões de crédito para o financiamento de veículos estão 17,8% menores se comparadas com iguais meses do ano passado. A queda se acentua quando se compara os últimos doze meses terminados em junho contra os doze meses imediatamente anteriores: neste caso, o volume de crédito concedido caiu 21,2%, resultado que ilustra a maior dificuldade em aprovar novos contratos, ao mesmo tempo em que os financiamentos acompanham a queda das vendas de veículos.

Segundo o relatório, a inadimplência nos financiamentos de veículos alcançou nível de 4,5% em junho contra os 4,7% registrados em maio, patamar considerado tolerável pelo setor, que historicamente registra médias entre 4% e 4,5%, mesmo quando o saldo da carteira de veículos somava volumes maiores.

A taxa média de juros praticada pelo sistema nos financiamentos de veículos teve leve recuo de 0,3 ponto porcentual em junho contra maio, para 26% – há um ano, era de 24%.

O prazo médio dos financiamentos ficou em 41,7 meses no mês passado.