
Os primórdios da companhia estão estreitamente relacionados aos da economia agrícola dos Estados Unidos, quando os pioneiros americanos migraram para o Oeste do país e estabeleceram novas fazendas que alimentavam os crescentes centros populacionais do leste. Data de 1869 o primeiro trator da Case movido a vapor, que embora montado sobre rodas, era puxado por cavalos e usado somente para acionar outras máquinas. O trator a vapor com de tração autopropulsada só veio em 1876, substituindo rapidamente os cavalos, fazendo da J.I. Case Threshing Machine Company a maior fabricante de máquina a vapor em 1886.
Em 1902, cinco empresas se uniram a formaram a International Harverster Company, em Chicago, negócio intermediado pessoalmente por J.P. Morgan, banqueiro americano que dominava as finanças corporativas e a consolidação industrial da época. Foi beste contexto, em 1915, que a Case fabricou sua primeira colheitadeira e, em 1923, introduziu o primeiro trator para colheita em fileiras do mundo, do qual foram vendidos mais de 5 milhões de unidades. Já em 1977, lançou a colheitadeira rotativa exclusiva de um só rotor.
Anos depois, em 1985, a Case IH foi criada, época em que a Case comprou a divisão agrícola da International Harverster (IH), tendo seu primeiro produto, o trator Magnun, de 160hp, lançado em 1987, tornando-se um dos produtos Case mais conhecidos, com mais de 150 mil unidades vendidas.
Atualmente, a Case possui amplo portfólio de equipamentos agrícolas. Uma de suas últimas inovações é o conceito de trator autônomo, capaz de operar sozinho sem a necessidade de um condutor, apresentado na Farm Progress Show 2016, nos Estados Unidos.
Na América Latina, a história da Case IH tem início no ano de 1890 com a inauguração da filial em Buenos Aires, na Argentina. Esse foi seu segundo escritório internacional, depois da Inglaterra. Já no Brasil, em 1977, é inaugurada a fábrica de Sorocaba, no interior de São Paulo. No ano seguinte, 1978, iniciam-se as operações de sua unidade em Piracicaba, também no estado paulista. Hoje, essa planta é responsável pela produção de todo maquinário de cana- de-açúcar da marca no mundo.
“O 175º aniversário da Case IH é a prova de muitos anos de qualidade, perseverança e progresso. Também é uma ocasião para refletir sobre nossos princípios de engenharia inovadora, potência eficiente e design agronômico, uma filosofia que prosseguirá no futuro”, declara o presidente da Case IH, Andreas Klauser.
“Quando olho para a enorme transformação que se deu na agricultura durante os últimos 175 anos, é muito empolgante pensar no que poderíamos conquistar nos próximos 175 anos. Tenho certeza de que isso será discutido durante nossas comemorações junto com os clientes, distribuidores e funcionários”, conclui.
