logo

Case IH

Case IH lança monitor de produtividade

A Case IH, da CNH Industrial, lança o monitor de produtividade, aparelho destinado a produtores do setor canavieiro que fornecerá aos operadores de colheitadeiras dados em tempo real sobre a colheita. O dispositivo é para uso específico das colhedoras da série A8000.
Author image

Redação AB

26 mar 2015

2 minutos de leitura

G_noticia_21677.gif

Projetado especificamente para a cultura de cana-de-açúcar, o monitor irá fornecer informações específicas em mapas de produtividade e será eficiente para análise, manutenção e prevenção da cultura canavieira.

Segundo Fábio Balaban, responsável pelo marketing da Case IH, o produto segue a linha tecnológica da empresa e tem foco na eficiência energética. “Essa é uma tecnologia que gera informações precisas sobre a produção de cada talhão do canavial”, conta. De acordo com Balaban, o sistema informa toneladas de cana por hectare, hora ou até por variedade colhida. “Tudo no decorrer da colheita”, afirma o executivo.

O sistema utiliza células de carga como instrumento de medição do peso da matéria-prima colhida e mensura também o fluxo de cana que passa pela esteira antes de ser lançada ao veículo que vai fazer o transporte até a usina. O software utiliza a combinação desses dados, juntamente com informações sobre a posição geográfica obtida por equipamentos AFS de agricultura de precisão para a criação do mapa de produtividade. Segundo a Case IH, é possível, identificar a variação produtiva da cultura em determinado trecho da fazenda, por exemplo.

No caso da variação produtiva causada por pragas, tanto na planta como no solo, o mapeamento de produtividade possibilita identificar a área exata que precisa de tratamento, economizando com aplicação e também evitando superdosagem em áreas saudáveis.

LIVRO SOBRE MECANIZAÇÃO

A Case IH participou do lançamento do livro Processos Agrícolas e Mecanização da Cana-de-Açúcar, publicação que reúne o registro das melhores práticas e resultados entre todas as atividades canavieiras.

Segundo Guilherme Belardo, gerente de desenvolvimento de produto da Case IH, um dos editores do livro, a ideia surgiu pela necessidade de relatar e disseminar o conhecimento. “As tecnologias foram poucas vezes colocadas no papel na forma de uma publicação, sendo difícil encontrar um livro que aborde todos os processos agrícolas”, comenta.