
A Caterpillar passa a produzir no Brasil as transmissões para máquinas pesadas, como motoniveladoras, carregadeiras e tratores de esteiras, fabricadas pela empresa para atender ao mercado local e exportações.
As linhas de montagem foram inauguradas recentemente em Piracicaba (SP) e já estão operando em uma área de 5,2 mil metros quadrados de um dos prédios da fábrica de Piracicaba (SP).
A montagem local de transmissões aumenta a competitividade das máquinas exportadas a partir do Brasil. Segundo a Caterpillar, as linhas produzem seis diferentes arranjos de transmissão dos tipos planetária e contra eixo. Esse número saltará para 17 arranjos até março do ano que vem. No total são 1.800 componentes diferentes para atender à produção local de tratores de esteiras, motoniveladoras e carregadeiras de rodas.
De acordo com o presidente da Caterpillar Brasil, Odair Renosto, a produção local reduz o tempo de resposta da cadeia de suprimentos em até 20 dias.
“Quando as linhas estiverem operando plenamente, teremos 70 postos de trabalho diretos adicionados em nossa fábrica, com a estimativa de gerar cinco vezes mais empregos se considerarmos toda a cadeia de suprimentos”, conclui Renosto.
Por ser complexa, a transmissão introduziu tecnologias da indústria 4.0 para a Caterpillar de Piracicaba. Entre elas, sistemas de gerenciamento que identificam possíveis falhas de montagem antes que elas ocorram e chaves de torque com conexão por Bluetooth para aplicação e rastreamento de 100% dos apertos e garantia de perfeição à aplicação.
O time de engenharia também desenvolveu o sistema transportador que movimenta as transmissões em processo de montagem sobre a linha. Dotado de tecnologia elétrico-hidráulica, o sistema ajusta a altura da transmissão de acordo com a estágio da montagem e a altura de cada montador, otimizando ao mesmo tempo a agilidade do processo e a ergonomia.