
Ito, de 61 anos, foi escolhido CEO da companhia japonesa em 2009 e deixa a Honda após enfrentar períodos tumultuados, como a crise financeira de 2011, o tsunami que ocorreu no mesmo ano no Japão e as enchentes na Tailândia que afetaram as operações da fabricante em todo o mundo. Mais recentemente, Ito precisou arcar com o impacto que a companhia sofreu por causa dos grandes recalls mundiais, de milhões de veículos, consequência de defeitos nos airbags da Takata, que causaram seis mortes (leia aqui e aqui).
De acordo com o portal Automotive News, a substituição do principal executivo da terceira maior montadora do Japão é vista como uma ruptura psicológica vinda em boa hora, já que o engenheiro que assumirá o cargo tem vasta experiência internacional nos Estados Unidos, Europa e China, em um momento em que a Honda aumenta suas operações no exterior.
Tananobu Ito, durante a coletiva de imprensa realizada na segunda-feira, 23, disse que acredita que essa é uma ótima oportunidade para renovar as operações e expectativas da companhia. “Em 2015 a Honda está pronta para dar um grande salto para frente. Para fazer isso eu acredito que a empresa precisa superar desafios com um novo e jovem líder e uma equipe renovada”, afirmou o executivo.
Segundo especialistas, apesar de abrupta, a troca ocorre após seis anos de Ito no comando, o que é típico na Honda, já que o antigo CEO, Takeo Fukui, também atuou por seis anos à frente da companhia.
O atual CEO Takanobu Ito irá continuar na companhia após a mudança, agora como diretor e conselheiro do conselho de administração da Honda.
DANÇA DAS CADEIRAS
A Honda anunciou outras mudanças pelo mundo. Tetsuo Iwamura, vice-presidente executivo do conselho de administração, que atualmente supervisiona as operações na América do Norte, vai deixar o cargo de presidente da American Honda Motor Co., mas continuará membro do conselho. A companhia não vai nomear um novo presidente. Em vez disso, Takuji Yamada, que atualmente é o presidente da American Honda Motor Co., vai manter seu título e assumir funções de Iwamura.
Yoshiyuki Matsumoto, atual diretor-gerente de compras e produção para a região Ásia-Oceania tomará posse como chefe da divisão de automóveis da empresa. Matsumoto irá assumir o papel de controle de qualidade interno.
O conselho da Honda, hoje composto por 13 membros, passará a ter 14 integrantes em junho.