
O anúncio veio no contexto da eleição alemã deste domingo, 26, que foi vencida pelos sociais-democratas (SDP). Como nenhum partido conseguiu maioria no Parlamento alemão, as próximas semanas serão marcadas por debates entre os partidos para que seja formada uma coalizão de governo. Esse processo pode se estender até o Natal, período em que a chanceler Angela Merkel prosseguirá como governante.
Die Tatsache, dass klimapolitische Reformen und die Modernisierung & Digitalisierung weit oben auf der Agenda stehen, ist eine gute Basis für die Koalitionsverhandlungen. Wir haben uns Gedanken gemacht & wünschen uns, dass folgende 10 Punkte in die Verhandlungen mit einfließen:
— Herbert Diess (@Herbert_Diess) September 27, 2021
Faça o que eu digo, não o que eu faço
A atitude do CEO da Volkswagen mostra uma mudança dramática de postura em relação a alguns anos atrás e, ainda, um tanto quanto irônica. Isso porque, em 2015, a companhia causou o escândalo apelidado de dieselgate causado pela descoberta de que seus carros a diesel tinham um sistema para trapacear em testes de emissões de carbono. O software do automóvel detectava quando ele estava passando por um teste e ajustava a liberação de emissões de modo que o modelo fosse aprovado. Recentemente, o grupo anunciou que pretende cortar em 30% suas emissões de CO2 até 2030.
Veja abaixo a tradução completa da thread do CEO da corganização:
“O fato de que as reformas de política climática e a modernização e digitalização são prioridades na agenda são uma boa base para as negociações da coalizão. Pensamos um pouco e gostaríamos de ver os seguintes 10 pontos incluídos nas negociações:
1) Preço de € 65 por tonelada de CO2 a partir de 2024 no mínimo. Apenas medidas tangíveis vão acelerar a descarbonização.
2) Encerrar os subsídios para combustíveis fósseis. Priorizar significativamente o encerramento do uso de carvão.
3) Expandir energias renováveis para pelo menos 255 GW em 2030. Oferecer energia verde 24 horas por dia por meio da expansão acelerada da rede.
4) Focar os subsídios para carros corporativos em iniciativas que optem por carros elétricos.
5) Manter os subsídios para os consumidores que compram veículos elétricos e começar a reduzi-los gradualmente a partir de 2025
6) Recarregar como se abastece: promover e expandir massivamente a infraestrutura de recarga para carros e caminhões. Estabelecer metas obrigatórias para recarga rápida.
7) Hidrogênio verde é precioso e intenso em energia. Urgentemente necessário para o aço verde e para a descarbonização de indústrias como as de produtos químicos e de cimento.
8) Tornar as cidades viáveis. Promover bicicletas, e-bikes e serviços de car sharing com carros elétricos é uma necessidade. Tornar a carona similar ao transporte público.
9) Regulamentar o acesso seguro e justo aos dados do veículo já. Garantir a cibersegurança.
10) Direção autônoma é o futuro. Por causa disso, 5G no país todo.“