logo

none

CEOs têm coalizão para estimular veículo elétrico

Uma dúzia de líderes empresariais, incluindo Carlos Ghosn da Aliança Renaut-Nissan, David Crane da NRG Energy e Frederick Smith da FedEx Corporation, uniram-se para formar uma coalizão da eletrificação, não partidária e sem fins lucrativos, comprometida em promover políticas e ações que facilitarão o desenvolvimento de veículos elétricos em larga escala.
Author image

cria

18 nov 2009

2 minutos de leitura

A iniciativa é uma resposta a vulnerabilidades da economia, do meio ambiente e da segurança nacional causadas pela dependência do petróleo pelas nações.

Como primeira ação a Coalizão divulga o Roteiro da Eletrificação, um relatório que detalha os perigos da dependência do petróleo, explica os benefícios da eletrificação, descreve os desafios dos carros elétricos e apresenta propostas de políticas específicas para superar esses desafios.

A PRTM, consultoria global de gerenciamento, forneceu análise de mercado e técnica para a produção do roteiro, incluindo detalhes sobre custos desse tipo de veículo.

O roteiro apresenta uma visão corajosa: até 2040, 75% das milhas viajadas nos Estados Unidos por carros comerciais leves deverão ser milhas elétricas. Como resultado, o consumo de petróleo pela frota de veículos leves seria reduzido em mais de 75% e a importação de petróleo poderia ser reduzida a zero naquele país.

“Os primeiros carros elétricos serão distribuídos em 12 meses. A grande aceitação da população por carros com emissão zero irá requerer esforços extras das montadoras. A colaboração pública e privada será a chave para essa aceitação”, comenta Ghosn.

O roteiro propõe a criação de um “ecossistema” de eletrificação — áreas geográficas nas quais todos os elementos de um sistema de transporte elétrico são organizadas, como primeiro passo em direção à eletrificação.

O grupo de CEOs pretende estabelecer políticas para:

– Baterias e veículos;
– Mudança de infraestrutura;
– Interface com o setor elétrico;
– Aceitação de consumo.

Membros da Coalizão

Timothy E. Conver, chairman, presidente e CEO da AeroVironment
Peter L. Corsell, CEO da GridPoint
David W. Crane, presidente e CEO da NRG Energy
Kevin Czinger, presidente e CEO da Coda Automotive
Peter A. Darbee, chairman, CEO e presidente da PG&E Corporation
Seifi Ghasemi, chairman e CEO da Rockwood Holdings
Carlos Ghosn, presidente e CEO da Aliança Renaut-Nissan.
Ray Lane, parceiro gerencial da Kleiner Perkins Caufield & Byers
Richard Lowenthal, fundador e CEO da Coulomb Technologies
Alex A. Molinaroli, chairman da Johnson Controls-Saft e presidente da Johnson Controls Power Solutions
Reuben Munger, chairman da Bright Automotive
Frederick W. Smith, chairman, president e CEO da FedEx Corporation
David P. Vieau, presidente e CEO da A123 Systems, Inc.