logo

none

Certificação de veículos acessíveis é obrigatória

O IQA – Instituto da Qualidade Automotiva já atua na certificação de veículos acessíveis de transporte coletivo de passageiros, definida como obrigatória pelo governo desde janeiro de 2010. Agora, todas as empresas que fabricam, importam ou realizam a transformação de veículos comuns em veículos acessíveis, de características urbanas ou rodoviárias, como montadoras e empresas que fazem a adaptação, devem se adequar às exigências da certificação até 18 de junho deste ano, de acordo com requisitos estabelecidos pelas portarias de número 152 e 153 de 28 de maio de 2009 do Inmetro, que trata sobre desempenho, projeto, instalação, segurança e manutenção destes veículos.
Author image

cria

23 jun 2010

2 minutos de leitura

G_noticia_7176.gif

“A certificação é a garantia de que os veículos reúnem condições para realizar, com segurança e autonomia, serviços de transporte de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. É um grande ganho para a sociedade”, informa Sergio Kina, gerente técnico do IQA, organismo de certificação acreditado pelo Inmetro, criado e dirigido pela Anfavea, Sindipeças, Sindirepa e outras entidades do setor.

Kina explica que a partir de 18 de junho os veículos acessíveis devem sair de fábrica já certificados, e o Inmetro vai a campo para fiscalizar se estão de acordo com o que prevê a regulamentação. “As empresas que não estiverem certificadas estarão sujeitas a multas e autuações, além de correrem o risco de terem o veículo recolhido”, completa o gerente técnico do IQA.

Para obter a certificação, válida por dois anos, é feita a verificação documental do projeto técnico do veículo, avaliação do Sistema de Gestão da Qualidade da empresa e, ainda, a inspeção veicular, com testes no sistema, que garante a acessibilidade de funções como plataforma elevatória e rampa móvel de acesso.