
O modelo com melhor índice geral foi o Volkswagen Cross Up!, com dez pontos, seguido do Up!, com 11. A VW faturou em outras três categorias, duas delas com a picape Saveiro nas versões de cabine simples e dupla e outra com a Space Fox, que se destacou entre as station wagons compactas.
A PSA conquistou quatro troféus com os Citroën C3 Picasso e C4 Picasso, mais os Peugeot 308 e 2008. A obteve dois prêmios, com Jimny e SX4. Outras duas estatuetas foram levadas por Nissan Sentra e Toyota Etios. Em regra, os menores custos de reparação ajudam a reduzir os valores de seguro do automóvel.
Veja abaixo os vencedores de cada categoria:
A pontuação do Car Group leva em conta o tempo necessário para o reparo e o preço dos componentes substituídos após impacto de baixa velocidade (15 km/h), com colisão de 40% da dianteira esquerda e 40% da traseira direita, de acordo com a norma Research Council for Automobile Repairs (RCAR), uma associação internacional de centros de pesquisa de seguradoras.
Depois de cada impacto o veículo é levado a uma oficina-modelo onde são estudados os danos e a maior ou menor dificuldade de reparo. Depois de um ano, os veículos que mantiverem as melhores médias passam a compor o ranking de vencedores do prêmio. Quanto menor a nota, melhor o índice de reparabilidade.
Entram no Car Group veículos fabricados no Brasil, Mercosul e importados. Ficam de modelos que saem de linha, esportivos fora-de-série, picapes e utilitários com peso superior a 2,3 mil quilos. A atualização do ranking é feita mensalmente.
Assista ao vídeo do Prêmio Car Group: