logo

none

Chávez ameaça montadoras na Venezuela

Hugo Chávez, presidente, quer tomar o comando da indústria automobilística na Venezuela, depois de já ter causado inúmeros aborrecimentos a empresas do setor. Agora ele ameaça expropriar a Toyota e outras montadoras que atuam no País se não atenderem suas exigências.
Author image

cria

26 dez 2009

1 minutos de leitura

Chávez exige que a montadora japonesa produza na Venezuela veículos com tração nas quatro rodas para atender o transporte público nas áreas pobres e rurais. Ele parece disposto a forçar a transferência de tecnologia ou a produção conjunta de veículos rústicos com empresas locais.

“Os chineses querem entrar. Podemos trazer também os russos ou os bielo-russos” – advertiu o presidente, que já nacionalizou parte do setor produtivo no País para levar adiante a ‘revolução do Século 21’. A caminhada para uma economia socialista já passou pela nacionalização de grandes companhias nas áreas de metais, cimento, óleo, café e eletricidade.

A fábrica da Toyota na Venezuela possui mais de dois mil funcionários e opera no país há mais de 50 anos.

Atuam também no País a Chrysler, GM, Ford, Mitsubishi, Mack e Iveco.

No ano passado as plantas venezuelanas produziram 135.042 carros e caminhões, mesmo duramente afetadas pela dificuldade de negociar componentes importados.

As notícias são do Estadão e do Detroit News.