
Uma fonte ligada ao setor revelou à Automotive Business que a própria Jacareí e região têm grandes chances de receber a nova fábrica. Por meio de sua assessoria de imprensa, a Chery informa que as negociações com autoridades do local escolhido ainda estão em curso e que um anúncio oficial será feito “em breve”. O investimento adicional do Grupo Chery no Brasil será feito pela Acteco, divisão responsável pela produção dos motores da companhia e independente da divisão de automóveis.
A decisão de ter sua própria fábrica de motores aqui foi anunciada pelo CEO e vice-presidente da Chery no País, Luis Curi, em abril deste ano durante o IV Fórum da Indústria Automobilística (leia aqui). O projeto prevê que a fábrica da Acteco inicie suas atividades em 2014 para acompanhar o começo das operações da fábrica de veículos. Serão montados os propulsores 1.0 e 1.5, ambos flex. O motor 1.0, desenvolvido em parceria com a Magneti Marelli, equipará o QQ que será fabricado no Brasil a partir de 2015, enquanto o 1.5, com tecnologia bicombustível da Delphi, será montado para o Celer, cuja produção comercial inaugurará a fábrica de Jacareí.
Prevista para terminar em abril de 2014, a obra continua a todo vapor em Jacareí: dos três prédios que farão parte do complexo, o primeiro, que abrigará a montagem dos veículos está 100% concluído. O segundo prédio, onde será feita a parte de soldagem, está com 75% das obras concluídas, enquanto o local onde será a pintura está em 30%.
A montadora mantém o plano de inaugurar a unidade em abril de 2014, com pré-produção, e a partir de julho, iniciar efetivamente a fabricação de veículos para a rede.