
Os trabalhadores da montadora Chery, em Jacareí, permanecem em greve desde quinta-feira, 28 de setembro. Os 400 funcionários reivindicam reajuste salarial e renovação do acordo coletivo. Segundo o Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região, até o momento a direção da empresa não reabriu as negociações para discussão da pauta de reivindicações da categoria.
De acordo com a entidade que representa os trabalhadores, a empresa não oferece aumento real de salário e considera apenas a reposição da inflação do período, 1,73% entre setembro de 2016 e agosto de 2017. O sindicato informa ter fechado acordos com 14 fábricas na atual campanha salarial e em todas houve aumento real de salário e renovação de direitos.
A Chery teria aceito apenas renovar os direitos até o momento. Os trabalhadores pedem 9,2% de reajuste, plano de cargos e salários e mudança do convênio médico. A paralisação atinge toda a produção e o setor administrativo.
Em nota, a Chery informa que realizou três reuniões com o sindicato antes da paralisação, porém não houve consenso. Alega também que permanece em negociação para chegar a um acordo e retomar a produção. A Chery monta atualmente o subcompacto QQ e promete lançar até o fim do ano o Tiggo 2, novo utilitário esportivo pequeno apresentado no Salão do Automóvel, em novembro.