
Oficialmente chamado de 5G Intelligent Air Mobility Experience Center, o aeroporto de 2 mil m2 inclui área de pouso e decolagem para naves autônomas e um hangar para estacionamento, recarga e manutenção dos eVTOLs. Também faz parte do complexo um estacionamento para pessoas deixarem seus veículos antes de embarcarem numa das aeronaves.
O aeroporto fica em Guangzhou, que é a cidade oficial da China para teste de tecnologias de aviação de baixa altitude. Desde 2019, testes são realizados na cidade para estudar a viabilidade e, principalmente, a segurança dos carros voadores.
“Nós vamos usar as melhores tecnologias do mundo em AAVs [veículos aéreos autônomos] e em sistemas de controles para prover soluções de mobilidade aérea urbana e gestão de cidade inteligente em Guangzhou”, afirmou Huazhi Hu, fundador e CEO da EHang, em comunicado à imprensa. Ele prossegue:
“Esperamos transformar Guangzhou em uma cidade modelo para a mobilidade aérea urbana e temos planos de estender isso para mais municípios em todo o país e no mundo”, disse.
A EHang pretende iniciar a operação comercial de seus eVTOLs “nos próximos meses”, embora isso dependa da certificação de seus modelos pelas autoridades chinesas.