
|
|||||||||||||||||||||||||||
Redação AB
Com rápido crescimento das vendas de carros de luxo, a China deve tomar o lugar da Alemanha como segundo maior mercado mundial do segmento, atrás apenas dos Estados Unidos. A expectativa é que a região emplaque 939 mil veículos premium este ano, com expansão de 39% sobre 2010. Já no país europeu serão vendidas 914 mil unidades, segundo informações apuradas pela agência Automotive News Europe.
A previsão é de que o abismo cresça no próximo ano com a continuidade da expansão das vendas de automóveis de luxo na China, para cerca de 1,09 milhão de unidades, e interrupção do avanço na Alemanha. A recuperação da economia dos Estados Unidos impulsionará crescimento próximo de 18% na região, para cerca de 1,65 milhão de carros premium.
Com a crise financeira na Europa, as marcas passaram a depender ainda mais da demanda chinesa. A Audi conta com os bons resultados no país, onde é líder, para alcançar o objetivo de passar a BMW até 2015 e tornar-se a maior fabricante mundial do segmento. Este ano, as companhias reduzirão ao máximo as férias nas fábricas para atender a região. BMW e Mercedes-Benz deverão parar por apenas uma semana entre o Natal e o Ano Novo. Já a Audi interromperá a produção nas unidades europeias por duas semanas.