logo

China vai liderar mercado de veículos autônomos, diz S&P

Projeção da consultoria indica que mais da metade dos robotáxis vendidos no mundo em 2035 estará em operação no país asiático
Author image

Redação AB

29 set 2023

1 minutos de leitura

Imagem de Destaque

Uma projeção da consultoria S&P Global Mobility sugere que as empresas chinesas de veículos autônomos vão liderar o mercado global até o fim de 2035.

“Temos visto tanta atividade das montadoras e compromissos assumidos na China que isso começa a sinalizar um nível de maturidade na abordagem do país”, disse Jeremy Carlson, diretor da S&P, ao site Automotive News.


VEJA MAIS:
– Robotaxis enfrentam novos protestos em San Francisco
– Robotaxi da Amazon chega às ruas da Califórnia


A consultoria esttima que cerca de 800 mil robotaxis serão vendidos e operarão nas estradas de todo o mundo até meados da próxima década. A maioria, cerca de 57%, estará na China.

A falta de regulamentações nacionais não impede necessariamente as implantações nos EUA, disse Carlson. Mas a China desenvolveu uma estratégia local coesa de apoio às implementações, na qual as empresas são acomodadas com melhorias nas infra-estruturas.

O fornecedor chinês de robotaxi Baidu, por exemplo, ampliou rapidamente sua presença em Wuhan. A empresa operou cinco robotaxis lá em agosto de 2022 e aumentou esse número para aproximadamente 300. Wuhan é uma das quatro cidades chinesas onde o Baidu opera atualmente.