Esses números referem-se apenas a carros de passeio. Não estão incluídos veículos comerciais: ônibus e caminhões, e também a categoria de mini carros, pequenos veículos de transporte de carga utilizados nas zonas urbanas nas cidades chinesas.
Diante dos graves problemas de poluição no país, as autoridades querem que 20% dos veículos vendidos em 2025 sejam elétricos ou híbridos. A medida foi definida pelo Ministério da Indústria, Tecnologia e Informação e, portanto, é mandatória. As fabricantes locais já estão se preparando para cumprir as cotas governamentais.
Outro objetivo do Ministério é colocar marcas chinesas entre as dez mais vendidas do mundo. Para isso, o governo planeja eliminar restrições hoje impostas no setor, como a que limita em 50% a participação estrangeira nas fábricas chinesas. O que deve contribuir também para a expansão é o aumento das exportações para países desenvolvidos.
Evolução do mercado chinês
– 2008: 6,9 milhões de veículos
– 2009: 10,5 milhões
– 2010: 13,8 milhões
– 2011: 14,5 milhões
– 2012: 15,5 milhões
– 2013: 17,9 milhões
– 2014: 19,7 milhões
– 2015: 21,1 milhões
– 2016: 25 milhões
Honda Twister 250 é a moto mais valorizada do Brasil
A Honda CB Twister 250 recebeu na semana passada a Selo Maior Valor de Revenda, da Agência Autoinforme, o que a certifica como a moto com a menor depreciação do mercado brasileiro. O Estudo de Depreciação, feito com base na cotação da Molicar, revelou que a Twister perde apenas 8,1% do preço na hora da revenda, após um ano de uso.
Seis marcas vencedoras
A premiação, feita em parceria com a Textofinal de Comunicação, homenageou motos de seis marcas, que ganharam o Selo em 17 categorias. Além da campeã geral, a Honda venceu em outras cinco categorias com a Biz 110i, CB 650F, PCX 150, SH 300i, NXR 160 Bros. Receberam também a homenagem as marcas BMW, Triumph, Suzuki, Yamaha, Harley-Davidson.
Vendas de magrelas vão crescer
Mesmo com queda de produção em abril, os fabricantes de bicicletas estão otimistas, prevêem um crescimento de 20% este ano, chegando a 800 mil unidades. A frota brasileira de bicicleta é de 70 milhões de unidades e o Brasil é o quarto produtor mundial.
A ilha do lixo
Uma ilha desabitada do Pacífico Sul, a Ilha Henderson, recebeu em suas praias uma montanha de 37,7 milhões de pedaços de plástico. Como isso foi possível? Ela fica no caminho de uma corrente marinha e acaba sendo o depositário do lixo jogado de navios e vindo da costa oeste da América do Sul. Grande parte do lixo é de embalagem descartáveis. O plástico é devastador para os oceanos porque bóia, é ingerido por animais marinhos leva 450 anos para degradar.
__________________________________________________
Este artigo foi publicado originalmente na Agência Autoinforme
[email protected]