logo

automóveis

China: vendas evoluem 16,8% em janeiro

<style type=”text/css”>
.texto {
font-family: Verdana, Geneva, sans-serif;
font-size: 10px;
color: #666;
}
.texto {
text-align: left;
}
</style>
Author image

cria

15 mar 2011

3 minutos de leitura

G_noticia_9682.gif
NOTÍCIAS AUTOMOTIVAS EM QUALQUER LUGAR
Email RSS Twitter WebTV Revista Mobile Rede
Social

Redação AB

O ritmo do mercado de veículos chinês em janeiro indica que a previsão de avançar 10% este ano para 20 milhões de unidades pode não ser tão exagerada. Levantamento da Jato Dynamics aponta que o país asiático cresceu 16,8% no mês em comparação com o mesmo período de 2010 e ultrapassou a marca de 1,4 milhão de automóveis.

O resultado contrariou a expectativa de redução no ritmo das vendas no início do ano por conta da retirada de alguns incentivos do governo para a compra de veículos pequenos. Outra medida governamental que ameaçava a expansão do mercado foi a imposição de um limite de emplacamentos para Pequim de 20 mil unidades.


Ranking global

Nos Estados Unidos as vendas avançaram 17,2%, para mais de 800 mil unidades. O mercado japonês desacelerou 16,6% no mês, com cerca de 300 mil veículos, mas deve frear ainda mais nos próximos meses por conta dos desastres naturais que atingiram o país na última semana.

Surpreendentemente o quarto lugar no ranking ficou para a Índia, que ocupou a sétima posição no balanço de 2010. O país fechou janeiro com avanço de 23,8% e mais de 250 mil veículos leves vendidos. O Brasil ficou logo atrás, na 5ª posição, seguido pela Alemanha.

A Itália e a Grã Bretanha mostram tendência de queda, enquanto a Rússia, que representa o 10º mercado mundial, registrou alta expressiva de 72,1%.


América do Sul


Com altas significativa, a América do Sul mantém ritmo de vendas aquecido. “O crescimento na Argentina está cada vez mais sustentável. É importante mantermos nosso bloco sul-americano com esta tendência de alta”, afirmou Luiz Carlos Augusto, diretor superintendente da Jato Dynamics do Brasil, em comunicado da empresa.


Marcas

A Volkswagen foi líder do mercado global em janeiro com um total de 417 mil unidades e expansão de 29,8% sobre o mesmo mês do ano passado. A Toyota ficou em segundo lugar, mas com um aumento bem mais tímido. Entre as 10 maiores marcas globais, a Fiat foi a única a anotar desaceleração nas vendas, com queda de 6,9%.


Os dados foram fornecidos pela Jato Dynamics.