logo

brasil

China vende mais de 9 milhões de carros de janeiro a julho

A China segue à frente – e bem à frente – na disputa acirrada pelo mercado automotivo. De janeiro a julho de 2012, o país ultrapassou a marca de 9 milhões de veículos vendidos (apenas veículos de passeio), segundo relatório da empresa de consultoria e informações Jato Dynamics. Somente em julho, registrou 1,17 milhão de unidades, mantendo-se na primeira colocação e com crescimento de 9,1% em relação ao mesmo mês de 2011.
Author image

Redação AB

20 set 2012

2 minutos de leitura

A China foi seguida pelos Estados Unidos, com aumento de 8,9% em julho, e pelo Japão, com crescimento significativo de 37,8% (considerando automóveis e comerciais leves).

Com 351,3 mil unidades, o Brasil teve aumento de 22% nas vendas em julho, se comparado ao período de 2011, ultrapassando a Alemanha, que, por conta da crise econômica europeia, teve queda de 4,7% no mês. No acumulado do ano, no entanto, o Brasil continua a ocupar a quinta posição, com 1,98 milhão comercializados de janeiro a julho, contra um pouco mais de 2 milhões vendidos pela Alemanha.

Em sexta e sétima posição estão Rússia e Índia, que venderam em julho de 2012, respectivamente, 13,7% e 12,8% a mais que julho de 2011. Na última posição entre os dez maiores mercados do mundo ficou o Canadá, com 4,7% de acréscimo em comparação ao ano anterior.

TOYOTA SEGUE NA LIDERANÇA

A japonesa Toyota cresceu 33,1% em julho em relação ao período de 2011, e segue líder de vendas globais. A alemã Volkswagen permanece na segunda posição, com acréscimo de 14,1% no mês. A Ford teve queda de 0,5% nas vendas de julho, mas segue firme como terceira no ranking. E a Honda foi a que mais cresceu em julho: 47,7% em relação ao mesmo período do ano passado.