logo

híbrido

Chinesa Qoros estreará no Salão de Genebra

A fabricante chinesa de veículos leves Qoros anunciou na sexta-feira, 15, que fará sua estreia no 83º Salão Internacional de Genebra, de 7 a 17 de março. A montadora promete revelar no evento o sedã compacto Qoros 3, além de dois carros-conceito que devem influenciar a primeira gama de veículos – composta por mais uma perua e um crossover híbrido e que será produzida em uma nova fábrica em Changshu, China, visando alcançar os melhores resultados em testes de colisão chineses e europeus.
Author image

Redação AB

15 fev 2013

2 minutos de leitura

G_noticia_16277.gif

Fundada em 2007, a Qoros foi criada a partir de uma joint venture entre a chinesa Chery e a companhia industrial Israel Corporation. E tem na liderança ex-executivos de peso das montadoras Volvo, Jaguar, Land Rover, BMW e Saab.

De acordo com o diretor de produção da Qoros, Alexander Wortberg, ex-BMW, a região de Changshu foi escolhida por ser um importante polo automotivo chinês. A planta é totalmente nova e já está sendo concluída à medida que o sedã passa pelos últimos ajustes. Terá capacidade inicial de 150 mil carros por ano, com potencial de expansão para 450 mil em um futuro próximo. Conta com parceiros como Magna Steyr, TRW, Continental, Bosch, Getrag, Benteler, Lear, Microsoft, Harman, Neusoft-alpino e Iconmobile, que ajudaram no desenvolvimento dos carros.

Além disso, a Qoros opera um centro de engenharia em Xangai, que também é a base para muitas funções comerciais e de compras, e tem ainda mais operações em Munique, na Alemanha, e em Graz, na Áustria.

PORTFÓLIO

A primeira aposta da Chery para se firmar na Europa é o sedã Qoros 3, em fase de pré-produção depois de ser testado ao redor do mundo. O modelo, com 4,6 m de comprimento, 1,83 m de largura, 2,69 m de entreeixos e porta malas de 450 litros, se encaixa na categoria dos sedãs médios. Será lançado na China no segundo semestre e deve aparecer no mercado europeu no fim do ano.

A perua Qoros 3 Estate Concept, segundo automóvel a ser lançado, terá porta-malas de 500 litros. Com o mesmo visual do sedã, promete amplo espaço interno e versatilidade. Enquanto o crossover híbrido chegará por último, ainda sem data definida. Este conta com um motor 1.2 Turbo a gasolina de três cilindros montado na dianteira e associado a dois blocos elétricos, sendo um instalado no eixo traseiro e outro no meio. Há três modos de condução: tração dianteira com motor a gasolina, tração traseira com motor elétrico e tração integral.

Já a oferta de motores para o sedã e para a perua será composta por um bloco 1.6 a gasolina de quatro cilindros com potência de 126 cavalos e 15,8 kgfm de torque, juntamente com uma versão Turbo de 156 cavalos e 21,4 kgfm. O câmbio será de seis marchas, manual ou automático de dupla embreagem.