logo

none

Chrysler aposta no veículo elétrico para o futuro

Equilibrando-se sobre a linha que separa a insolvência e a oportunidade de uma recuperação, a Chrysler faz barulho anunciando avanços no campo dos veículos elétricos e promete uma revolução na mobilidade pessoal com as marcas Chrysler, Dodge e Jeep. O alvo, segundo a companhia, são consumidores que se importam com o futuro do planeta e querem cuidar dele.
Author image

cria

14 jan 2009

2 minutos de leitura

G_noticia_2478.gif

Depois de apresentar três protótipos avançados de veículos elétricos, a empresa levou ao Salão de Detroit versões atualizadas desses veículos e dois novos carros elétricos. Ainda segundo o fabricante, um desses projetos chegará ao mercado norte-americano em 2010 e outros três modelos estarão disponíveis para comercialização até 2013.

O conceito 200C EV é um dos exemplos dessa tecnologia de ponta (incluindo conectividade) e representa o que pode ser um sedan da próxima geração. Com 64 quilômetros de autonomia, utilizando exclusivamente eletricidade, pode alcançar 644 quilômetros de distância com o emprego de um motor a combustão que produz eletricidade adicional e ativa o sistema elétrico quando necessário. O novo Jeep Patriot EV e a Town & Country EV, para a família, também trazem concepção equivalente de powertrain.

Já o Dodge Circuit EV é totalmente elétrico, com autonomia de 240 a 320 quilômetros e emissão zero em seu escapamento. A combinação de capacidade e eficiência no consumo de combustível é demonstrada no Jeep Wrangler Unlimited EV, de grande autonomia.

Motor a combustão amplia autonomia

O desenvolvimento dos veículos elétricos da Chrysler é liderado pela Envi (de Environmental), unidade formada no final de 2007. Esses veículos utilizam três componentes primários: um motor elétrico para mover as rodas, um sistema avançado de baterias de lítio para ativar o motor elétrico e um controlador que gerencia o fluxo de energia.

Para elevar a autonomia dos veículos é empregado um pequeno motor a gasolina e um gerador elétrico integrado para produzir energia adicional e ativar os sistemas elétrico quando necessário. Isso oferece os atributos positivos de um veículo elétrico com uma autonomia equivalente aos dos veículos atuais movidos à gasolina, sem nenhum comprometimento ao seu desempenho.