
A empresa começa as operações imediatamente. A Fiat contribuirá com tecnologia, plataformas e motores para automóveis pequenos e médios, permitindo à empresa oferecer uma linha de produtos expandida, incluindo veículos amigáveis ao meio ambiente.
A Chrysler deve se beneficiar dos conhecimentos da Fiat em gestão empresarial para reverter o negócio e acesso à rede de distribuição internacional da Fiat com especial foco na América Latina e Rússia.
Sergio Marchionne, presidente do Grupo Fiat, foi nomeado Chief Executive Officer do Chrysler Group LLC.
“Temos a intenção de avançar baseados na cultura de inovação da Chrysler e na tecnologia e know-how da Fiat. Vamos expandir o portfólio de produtos da Chrysler tanto na América do Norte como no exterior” – afirmou o executivo.
Nos termos aprovados pelo Tribunal Americano de Concordata em Nova York e vários orgãos reguladores e antitruste, a Chrysler LLC formalmente vendeu seus ativos (excluindo algumas de suas dívidas e passivos) para uma nova empresa que irá operar como Chrysler Group LLC.
Os acionistas
O Chrysler Group, por sua vez, deliberou para uma subsidiária da Fiat uma participação de 20% na nova companhia. A Fiat também entrou em uma série de acordos necessários para transferir certas tecnologias, plataformas e motores para a nova Chrysler.
A participação da Fiat poderá aumentar até um total de 35% no caso de certas metas mandatórias definidas no acordo serem atingidas, mas a Fiat não poderá obter uma participação majoritária na Chrysler até que os empréstimos do governos norte-americano e canadense sejam liquidados.
A Associação de Benefícios Médicos dos Trabalhadores Automotivos Aposentados, uma associação beneficiária voluntária dos empregados (VEBA), terá uma participação na Chrysler equivalente a 55%.
O Tesouro americano e o governo canadense terão, respectivamente, participação equivalente a 8% e 2%. Estes percentuais refletem a distribuição antecipada das partes, como resultado do potencial aumento da participação da Fiat uma vez atingidas as metas definidas no acordo da aliança estratégica.
Dirigentes
A nova Chrysler será gerida por um Conselho de Diretores com nove membros, composto de três diretores nomeados pela Fiat, entre eles Sergio Marchionne, quatro diretores a serem nomeados pelo governo americano, um diretor nomeado pelo governo canadense e um diretor nomeado pela Associação de Benefícios Médicos dos Trabalhadores Automotivos Aposentados.
O Conselho deverá nomear Robert Kidder como presidente do Conselho. O processo de determinação de membros adicionais para o conselho é contínuo e atualizações serão anunciadas conforme apropriado.
Como anteriormente anunciado, a Chrysler, entrou em um acordo com a GMAC Financial Services para fornecer financiamento automotivo para produtos e serviços para concessionários e clientes da companhia na América do Norte.
Fontes: Fiat e Chrysler.