logo

chrysler

Chrysler não lançará IPO em 2013

A Chrysler não fará mais uma oferta pública inicial de ações (IPO, na sigla em inglês) antes do fim deste ano, informa comunicado divulgado na segunda-feira, 25, pelo Grupo Fiat, sócio majoritário da montadora americana, com 58,5% das ações. Segundo a nota, o conselho de administração da companhia norte-americana determina que nenhuma garantia pode ser dada sobre se ou quando tal oferta será lançada e que qualquer lançamento estará sujeito às condições de mercado.
Author image

Redação AB

25 nov 2013

2 minutos de leitura

“A Fiat continua a apoiar os esforços do Grupo Chrysler para cumprir suas obrigações contratuais com o Veba (empresa de saúde filiada ao sindicato dos trabalhadores em montadoras dos Estados Unidos) e espera que o grupo continue a trabalhar nos passos necessários para permitir que o IPO seja lançado no primeiro trimestre de 2014”, diz a companhia em nota.

Antes de se posicionar a favor do IPO, a Fiat tentava negociar a compra da fatia restante da Chrysler que pertence ao sindicato dos trabalhadores do setor automotivo dos Estados Unidos (UAW), com 41,5% das ações e que teve a iniciativa da abertura do capital. O fundo de pensão da entidade detém participação na fabricante de veículos desde 2009, quando o governo do país decidiu resgatar a companhia da concordata. O IPO é um direito garantido ao sindicato no acordo firmado naquela época, como forma de recapitalizar seu fundo de pensão.

Não há informações adicionais se a Fiat ainda tentará adquirir a fatia da Chrysler que pertence aos trabalhadores. Em setembro último, a empresa italiana reforçou sua equipe com a contratação do consultor e vice-presidente da Lazard, Ron Bloom, para ajudar nas tratativas com a Veba (leia aqui).