
A cidade de São Francisco (EUA) lançou um serviço de ônibus autônomos, uma semana após os reguladores da Califórnia aprovarem a extensão dos táxis autônomos, apesar das preocupações com tráfego e segurança das autoridades locais. As informações são do site AP News.
VEJA MAIS:– Após polêmicas, serviços de robotáxis registram aumento na demanda– Cruise expande serviço de robotaxi para o período diurno nos EUA
O serviço de transporte gratuito funcionará diariamente em uma rota fixa chamada Loop em torno da Ilha do Tesouro, local de uma antiga base da Marinha dos EUA no meio da Baía de São Francisco. O Loop faz sete paradas e conecta bairros residenciais com lojas e centros comunitários. Cerca de 2 mil pessoas vivem na ilha.
O veículo totalmente elétrico, que não tem banco do motorista ou volante, traz a bordo um atendente que pode dirigir o ônibus com um controlador portátil, se necessário. O serviço faz parte de um programa piloto financiado por subsídios para avaliar como os veículos autônomos podem complementar o sistema de transporte público.
Atendentes para aumentar sensação de segurança
“Ter o atendente a bordo faz com que todos se sintam confortáveis”, disse Tilly Chang, diretora executiva da San Francisco County Transportation Authority. “Esta é apenas uma demonstração para ver agora, como é e como funciona ter um ônibus sem motorista em um ambiente de baixo volume e baixa velocidade”
– Faça sua inscrição no #ABX23, mais influente encontro do ecossistema automotivo e da mobilidade
Os ônibus são operados pela Beep, empresa sediada em Orlando, Flórida, que tem executado programas-piloto semelhantes em mais de 12 comunidades dos EUA. Inclusive no Zoológico de Miami, na Mayo Clinic e no Parque Nacional de Yellowstone.
“Esses ônibus são construídos para rotas de conectividade curtas. Eles não se destinam a substituir um sistema de ônibus”, disse Shelley Caran, gerente de projeto da Beep.
Segundo a Beep, o ônibus, que pode acomodar até 10 pessoas, funcionará das 9h às 18h todos os dias e circulará pelo Loop a cada 20 minutos. A cidade tem dois ônibus – um fica em recarga, enquanto o outro transporta passageiros.