logo

none

Citroën apresenta C-Zero inspirado no i MiEV

A Citröen aumenta a oferta no segmento dos carros pequenos com uma solução 100% elétrica: o C-Zero foi pensado para facilitar a mobilidade urbana com pequeno gabarito, recarga rápida e autonomia suficiente para os percursos cotidianos.
Author image

cria

11 nov 2009

1 minutos de leitura

G_noticia_5069.gif

O C-Zero começará a ser vendido na Europa no último trimestre de 2010. Desenvolvido em colaboração com Mitsubishi Motor, é a segunda oferta da Citröen em veículos elétricos, ao lado do Berlingo First Electrique, feito em parceria com a Venturi.

No mercado francês, estes dois modelos têm direito ao bônus governamental de € 5 mil.

Com mais de 5.500 veículos elétricos já produzidos a marca tem experiência para atuar bem nesse mercado, que deverá crescer fortemente nos próximos anos.

Com o comprimento de 3,48 m e um diâmetro de giro de 9 m, o C-Zero se desloca na cidade com facilidade. Atinge velocidade máxima de 130 km/h, faz zero a 100 km/h em 15 segundos e retomadas de 60 a 90 km/h em 6 segundos. A autonomia é de 130 km, em ciclo misto.

A alimentação do motor é feita por baterias de última geração, do tipo íon-lítio, implantadas no centro do veículo. Há 88 células de 50 Ah (energia embarcada de 16 kWh), que podem ser recarregadas em tomadas de 220 V em seis horas. Em redes especiais, no entanto,é possível abreviar a operação ou fazer uma recarga de 80% em meia-hora.