logo

advanced comfort

Citroën lança programa Advanced Comfort

A Citroën lançou o Advanced Comfort, um programa cujos resultados já aparecem em modelos como o novo C4 Picasso e no protótipo Advanced Comfort Lab, que recebeu tecnologias inéditas como as suspensões com batentes hidráulicos progressivos, um processo de colagem estrutural inédito e assentos inovadores.
Author image

Redação AB

15 jun 2016

2 minutos de leitura

G_noticia_24113.jpg

De maneira resumida, o Advanced Comfort tem quatro objetivos: 1) proteger os passageiros das perturbações externas, acústicas ou vindas das suspensões; 2) criar bom arranjo interno e porta-objetos práticos; 3) racionalizar o uso do veículo e seus equipamentos com tecnologia intuitiva e útil; 4) organizar as informações e exibir ao motorista apenas as realmente úteis.

BATENTES HIDRÁULICOS

A suspensão com batentes hidráulicos foi desenvolvida para melhorar a filtragem das imperfeições do piso, tem princípio de funcionamento simples e resultado surpreendente. Enquanto uma suspensão convencional utiliza amortecedor, mola e batentes mecânicos, o sistema Citroën recebe dois batentes hidráulicos (um de expansão e um de compressão) de cada lado.

Nas compressões e expansões leves, a mola e o amortecedor controlam os movimentos verticais sem ter de acionar os batentes hidráulicos. Mas a presença desses batentes resulta na sensação de o carro estar acima das deformações da estrada.

Segundo a Citroën, em compressões e expansões mais fortes, a mola e o amortecedor trabalham juntos com os batentes hidráulicos, que retardam o movimento de forma gradativa, evitando pancadas secas de fim do curso. Diferente de um simples batente de borracha, que absorve a energia e devolve boa parte dela, os hidráulicos absorvem e dissipam o impacto sem ricocheteios.

A tecnologia estará em todos os Citroën, mesmo os modelos urbanos. Vinte patentes foram depositadas no desenvolvimento dessa nova suspensão.

COLAGEM ESTRUTURAL POR FILETES DESCONTÍNUOS

A colagem estrutural por filetes descontínuos também contribui para a redução de ruídos. Mesmo quando a suspensão faz seu trabalho, as imperfeições de um pavimento deformado são transmitidas para a carroceria.

Para evitar parte desse efeito a Citroën recorreu à técnica da colagem estrutural. O processo permite montar a carroceria sem as portas, motor ou qualquer acessório por intermédio de cordões de cola descontínuos. A cada interrupção de um cordão de cola, um ponto de solda elétrica completa a montagem. Entre as vantagens obtidas está uma carroceria 20% mais rígida e capaz de filtrar melhor as vibrações transmitidas pelas condições de rodagem.

ASSENTOS MAIS ATUAIS

A utilização de espumas de diversas densidades nas áreas de suporte e amortecimento também vai ampliar o conforto. Para os assentos, a Citroën recorreu a técnicas de colchoaria que permitiram a criação de uma área de “memória de forma”. Com a aplicação de várias camadas de materiais específicos (espuma de poliuretano, viscoelástica ou texturada), a Citroën desenvolveu assentos que se adaptam melhor à forma dos ocupantes.