
Francesco Abbruzzesi, diretor geral da Citroën do Brasil, explica que o DS5 vem para complementar a gama distintiva da Citroën no mercado brasileiro, ao lado dos esportivos DS3 e DS4, este último com previsão de lançamento para março de 2013. “Vamos oferecer a nossos clientes um produto que é sucesso na Europa e referência de tecnologia, prazer ao dirigir e qualidade construtiva.”
Equipado com motor turbo THP 1.6 de 165 cv e torque máximo de 240 Nm, desenvolvido em parceria com a BMW, o novo integrante da família DS leva caixa automática sequencial de seis marchas.
Tem entrada de ar generosa, teto panorâmico com três cortinas individuais elétricas, ampla grade frontal cromada, 4,53 metros de comprimento, 1,58 de largura, 1,51 de altura e 2,72 de entre-eixos. O porta-malas comporta até 468 litros. E o interior leva matérias-primas nobres, como couro natural e metal.
No lado de dentro, chamam atenção o cockpit luminoso, e os principais comandos agrupados no console central do veículo. Toda iluminação interna é feita à base de LEDs. Mas a grande novidade está no head-up display colorido, uma lâmina transparente implantada acima do painel de instrumentos e que tem acionamento automático. Ela projeta informações de velocidade e indicações de navegação no campo de visão do motorista, mas sem atrapalhá-lo.
SEGURANÇA
O DS5 dispõe de série de um conjunto de sistemas de segurança, os quais somados lhe renderam nota máxima no EuroNcap: ESP com controle dinâmico de estabilidade e antipatinagem (ASR), ABS com ajuda à frenagem de emergência (AFU) e repartição eletrônica (REF). Conta ainda com controle de tração inteligente (sistema antipatinagem), regulador e limitador de velocidade programáveis, e seis airbags (frontal, lateral e cortina).
TECNOLOGIA
Além do head-up display, o novo modelo da Citroën é recheado de outros itens tecnológicos. Projeta imagens traseiras do veículo, também coloridas, através de uma câmera de ré. Tem faróis autodirecionais de xenônio; central multímida sob o console central; sistema que ajuda a partida em declive, mantendo o carro imóvel depois de dois segundos depois de desativado o freio; GPS com mapa do Brasil e que permite exibição em 2D e 3D; chave do tipo Keyless; e ainda, para o conforto do passageiro, assentos elétricos que massageiam as costas.