logo

bagaço

Clariant domina a produção de etanol 2G

A suíça Clariant detém a tecnologia para produzir etanol celulósico ou “etanol 2G”, de segunda geração. A empresa tem uma planta pré-comercial em Straubing, na Alemanha, que desde 2012 processa palha de trigo e também bagaço de cana-de-açúcar brasileiro levado em contêineres. O processo criado pela companhia recebeu o nome Sunliquid. “Com ele conseguimos obter até 300 litros de etanol por tonelada de bagaço seco. Nosso processo pode ter custo até inferior ao de produção de etanol de primeira geração e é o mais competitivo entre os 2G”, afirma o gerente de desenvolvimento de negócios para as Américas, Martin Mitchell.
Author image

cria

13 mai 2016

2 minutos de leitura

G_noticia_23942.jpg

A Clariant procura no Brasil e em outros países clientes dispostos a investir numa planta de etanol celulósico Sunliquid. Uma unidade montada isoladamente teria custo aproximado de US$ 100 milhões de dólares. “Esse valor diminui bastante se ela for integrada a uma usina convencional”, diz Mitchell. Entre as vantagens do Sunliquid estão o pré-tratamento do bagaço sem produtos químicos (o que reduz o gasto com insumos desse tipo em até 50%) e a produção de enzimas integrada ao processo.

Outras vantagens apontadas pela Clariant para o processo Sunliquid são a utilização de equipamentos-padrão da indústria de papel e celulose e outros encontrados em usinas. “Grande parte da instalação poderia ser fornecida com equipamentos encontrados aqui no Brasil”, diz Mitchell, que acredita que há uma grande chance de a primeira planta com tecnologia Sunliquid ser erguida no Brasil.

Além do pacote de tecnologia, que inclui culturas starter para produção de enzimas integrada ao processo, a Clariant oferece desenvolvimento de projetos personalizados, suporte para aquisição e logística de matérias-primas e capacitação de colaboradores, entre outros serviços.

Parte do etanol celulósico feito em Straubing foi consumida no Brasil por caminhões P 270 Scania comprados pela Clariant e utilizados numa fábrica em Suzano, SP (veja aqui).