
Mais de 20 mil consumidores dos Estados Unidos assinaram uma petição da Consumer Reports para que as montadoras disponibilizem em novos veículos, e mantenham ativo gratuitamente, o recurso de notificação automática de colisão.
A tecnologia de notificação automática de colisão liga para o serviço de emergência e fornece a localização precisa do veículo. A questão é que muitas montadoras exigem uma taxa de assinatura para manter o serviço ativo.
– Faça sua inscrição no #ABX23, o maior encontro do setor automotivo e da mobilidade
A petição, divulgada por meio das redes sociais, é dirigida às marcas que não oferecem planos gratuitos destes serviços de socorro e emergência em todos os automóveis: General Motors, Stellantis, Mitsubishi, Nissan, Subaru, Toyota e Tesla.
A organização disse que 14 marcas oferecem o recurso gratuitamente em alguns veículos. A Seven, por exemplo, oferece períodos de teste gratuitos de, pelo menos, cinco anos para a notificação automática de falhas.
VEJA MAIS:
– Stellantis alerta 1,8 milhão de veículos sobre presença de ambulâncias nas estradas
– 8 respostas ao setor automotivo e da mobilidade, segundo o Chat GPT
O diretor associado de política de segurança da Consumer Reports, William Wallace, disse que as notificações automáticas de colisão não devem ser um recurso opcional no mercado automotivo.
“A segurança não é opcional. É isso que estamos dizendo sobre a notificação automática de colisão e por que deveria ser padrão em todos os veículos, como em outras partes do mundo”, pondera.
A Administração Nacional de Segurança Rodoviária (NHTSA, em inglês) propôs recentemente uma regra que exige frenagem automática de emergência para todos os veículos novos. O grupo Defensores da Segurança Rodoviária cobrou do órgão regulador a inclusão da detecção de bicicletas na elaboração de regras para frenagem.