logo

autopeças

CNI pede inclusão das autopeças no Inovar-Auto

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) propôs o aperfeiçoamento das medidas do Plano Brasil Maior, principal tema da 14ª reunião do Conselho Nacional de Desenvolvimento Industrial (CNDI), realizada na quarta-feira, 31, em Brasília. Entre as sugestões da entidade que reúne o setor industrial, está a extensão aos fabricantes de autopeças dos benefícios concedidos à indústria automotiva no programa Inovar-Auto, o regime automotivo lançado no início deste mês (leia aqui).
Author image

Redação AB

31 out 2012

1 minutos de leitura

G_noticia_15498.gif

A CNI também sugeriu a prorrogação por mais um ano do Regime Especial de Reintegração de Valores Tributários para Empresas Exportadoras (Reintegra), previsto para se encerrar este ano. As propostas foram apresentadas pelo presidente da entidade, Robson Braga de Andrade. Durante a reunião, presidida pelos ministros do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Fernando Pimentel, e da Fazenda, Guido Mantega, o executivo alertou que, no caso da indústria automotiva, as medidas para atrair investimentos precisam ser repassadas para o setor de autopeças.

“Assim como criamos fortes mecanismos para promover o consumo, precisamos focar agora em medidas que estimulem os investimentos. Caso contrário, teremos montadoras no Brasil, mas continuaremos importando todos os componentes. Precisamos de incentivos que desencadeiem nos empresários a vontade de investir”, disse.

Representantes das empresas, dos trabalhadores e do governo avaliaram os resultados do Programa Brasil Maior e o que falta para melhorar e ampliar as medidas para o próximo ano. Também participaram do CNDI os ministros Antonio Patriota, de Relações Exteriores, Miriam Belchior, do Planejamento, Alexandre Padilha, da Saúde, e Wagner Bittencourt, da Secretaria de Aviação Civil, além do presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho.