logo

Com Caminho da Escola, Volkswagen Caminhões e Ônibus retoma segundo turno

Novo horário de produção se iniciou em novembro e reintegrou funcionários que estavam em lay off
Author image

Ana Paula Machado

27 nov 2023

2 minutos de leitura

Imagem de Destaque

Após ganhar a maior licitação do programa Caminho da Escola, a Volkswagen Caminhões e Ônibus (VWCO) retornou com o segundo turno de produção em sua fábrica de Resende (RJ).

Segundo o presidente da montadora, Roberto Cortes, o novo intervalo de trabalho começou no início deste mês e foram convocados todos os funcionários que estavam com o contrato de trabalho suspenso

“Em maio, tivemos que fazer ajustes na produção em função do mercado, mas com a licitação do programa Caminho da Escola, vamos retomar um turno de produção”, disse Cortes. Ao todo, a unidade fluminense tem 5,2 mil funcionários.


VEJA MAIS:– Volkswagen Caminhões e Ônibus amplia presença na Jordânia– Produção de caminhões segue em marcha lenta no país, mostra Anfavea


Segundo ele, a montadora vai fornecer 5,6 mil ônibus escolares ao programa.

“É o maior lote desde a criação da iniciativa. Atualmente, temos 30 mil veículos rodando pelo país”, afirmou Cortes. “Pelo acordo, temos 24 meses para começar as entregas, mas a nossa ideia é fazer antes desse período. Em janeiro, já começaremos as primeiras remessas.”

Além dos volumes agregados com o Caminho da Escola, Cortes também acredita numa retomada do mercado de caminhões no Brasil, que neste ano recua 14,9%. Até outubro, segundo a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), foram vendidas 88,5 mil unidades. 

Início da operação na Argentina

Já a produção apresenta uma queda expressiva. No acumulado, a fabricação de veículos pesados somou 82,3 mil caminhões, recuo de 37,8% no comparativo com os dez meses do ano passado. 

“Historicamente, há uma recuperação do mercado de caminhões em um ou dois anos, após a mudança de tecnologia de emissões (Proconve). E isso deve acontecer no próximo ano. Aliado a isto, a retomada da economia, as obras do PAC e a queda dos juros devem impulsionar os negócios”, afirmou o executivo, sem estimar um porcentual de alta nas vendas e na produção. “2024 vai ser um ano bom.”

Além da melhora do mercado brasileiro, Cortes também acredita que a situação econômica na Argentina deve melhorar. A VWCO iniciou a sua linha de montagem de veículos pesados na cidade de Córdoba, em uma unidade para atender o mercado local.

Segundo o executivo, a operação se inicia no segundo trimestre de 2024 e o primeiro modelo a ser montado será o caminhão da linha Constellation.

“Essa fábrica está dentro do plano de investimentos em andamento de R$ 2 bilhões. Nossos investimentos são de longo prazo e a meta é fabricar também os nossos veículos na Argentina”, afirmou o executivo. 

O acordo firmado pela VWCO e a Volkswagen Argentina em dezembro de 2022 prevê a fabricação local de cinco modelos da marca.