logo

Com desconto no IPVA e demanda em alta, aluguel de carros vai crescer em 2022

Abla, entidade que representa as locadoras de veículos, está otimista para os próximos meses
Author image

Vitor Matsubara

24 jan 2022

1 minutos de leitura

Imagem de Destaque

O ano de 2022 deve ser bastante positivo para as locadoras de carros. É o que afirma a Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (Abla). “Deixaremos para trás a fase de retração, sendo que o ano de 2021 já foi melhor que 2020”, afirmou o diretor da entidade, Daniel Huss.

Segundo ele, a alta na demanda por locações deve impulsionar o setor. Além disso, o Estado de São Paulo, grande mercado do segmento, definiu redução da alíquota do IPVA (que caiu de 4% para 1%) para os veículos licenciados pelas locadoras – o que deve servir de impulso extra ao segmento.

Huss classifica a mudança “como uma vitória”, ainda que a nova alíquota tenha sido aprovada inicialmente para o período de 2022 a 2024.

“É importante dar atenção constante à manutenção do IPVA em 1% em São Paulo. Trata-se de um direito das locadoras, na medida em que isso nos equipara aos demais estados, trazendo avanços na competitividade”, disse.

Benefícios para o Estado

Huss diz que a alíquota reduzida vai trazer benefícios à economia de São Paulo. “O IPVA de 1% vai estimular que mais carros sejam faturados, licenciados, locados e vendidos, trazendo incremento à arrecadação do ICMS no Estado de SP”, afirmou.

Atualmente, apesar da escassez de veículos novos no mercado paulista e do aumento dos preços dos modelos 0km, Daniel confia que o setor encerrará este ano com faturamento e frota total de veículos próximos aos índices verificados antes da pandemia.

Entretanto, questionada pela reportagem de Automotive Business, a entidade preferiu não realizar uma projeção.