
A unidade de serviços de mobilidade da montadora estatal chinesa SAIC, a SAIC Mobility, recebeu aporte de 1 bilhão de yuans (US$ 147,37 milhões) da Momenta, empresa que desenvolve tecnologias para veículos autônomos, por meio de uma rodada de negócios.
As duas empresas começaram no ano passado a realizar testes com usuários em corridas feitas em taxis autônomos em Xangai e depois em Suzhou.
– Todo o ecossistema automotivo e da mobilidade em um só lugar: inscreva-se no #ABX22 – Automotive Business Experience
O aporte da Momenta na unidade de carona da SAIC ocorre no momento em que startups estão investindo bilhões de dólares em tecnologia autônoma, com o objetivo de assumir a liderança na comercialização de veículos com esta tecnologia.
No início deste mês, a gigante chinesa de mecanismos de busca Baidu disse que obteve licenças para operar serviços de robotáxi totalmente autônomos em estradas abertas em duas cidades chinesas: o município de Chongqing, no sudoeste, e a cidade central de Wuhan.
Em abril, a mesma Baidu e o Pony.ai, apoiadas pela Toyota, disseram que receberam licenças em Pequim para implantar robotaxis sem motoristas em estradas abertas dentro de uma área de 60 quilômetros quadrados.