
A contração é menor do que a registrada no mercado brasileiro, em que os emplacamentos encolheram 23% nos três primeiros meses de 2022. Mas, diferentemente do que acontece localmente, a tendência na Europa é de aprofundamento da queda nas vendas.
Prova disso é que, em março, a redução no volume foi de 20,5% na comparação com o mesmo mês de 2021. Com isso, foram vendidos 844,1 veículos de passeio. Segundo a Acea, a queda maior reflete as disrupções na cadeia de valor, com falta de semicondutores, e o efeito negativo da guerra entre Rússia e Ucrânia.
Houve contração das vendas em março nos principais mercados da região, com redução de 30,2% na Espanha, 29,7% na Itália, 19,5% na França e tombo de 17,5% nos emplacamentos na Alemanha.