Na verdade, a Ford também teve queda de vendas no período janeiro-maio, mas bem menor do que a média do mercado, assim encerrou o mês passado com 11,4% do mercado interno. No ano a participação da montadora é 10,6%.
Trata-se de um aumento significativo considerando que as outras três marcas tradicionais (Fiat, GM e Volkswagen) tiveram queda de vendas e de participação no período.
O grande responsável por esse desempenho foi o Ka, o único modelo da Ford que cresceu este ano, enquanto os demais carros da marca perderam em volume de venda em relação ao período janeiro-maio do ano passado (veja quadro).
Tanto a versão hatch quanto a versão sedã tiveram vendas expressivas. Nos cinco primeiros meses do ano o Ka hatch vendeu 39.008 unidades, enquanto a versão sedã vendeu 15.735 carros. Não é possível comparar com o mesmo período de 2014, pois eles foram lançados no segundo semestre do ano passado.
Mas, analisando as vendas dos outros principais carros da Ford, percebemos a queda generalizada. O EcoSport, que reinava no seu segmento, está sofrendo com a chegada de novos concorrentes e suas vendas caíram 30,7%. O New Fiesta hatch perdeu 36,3%, enquanto as vendas do sedã caíram 41,8%. O Focus viu suas vendas caírem 30,7%, enquanto as do sedã caíram 36,8%.
