
Os brasileiros Maurício Neves e Eduardo Bampi foram bem na competição, com 3 segundos lugares e 4 terceiros nas 10 etapas dos Sertões deste ano. Contudo, como tiveram problemas na segunda perna do rali e não terminaram a prova daquele dia, ficaram em sexto na classificação geral.
Na décima etapa entre Caicó e Natal, no Rio Grande do Norte, pela sétima vez os 3 Race Touareg da equipe Volkswagen fizeram os 3 melhores tempos do dia e chegaram juntos para comemorar o título na rampa montada na Lagoa de Pitangi.
Desta vez Al-Attiyah e Gottschalk chegaram primeiro, seguidos por Neves e Bampi em segundo e Sainz e Cruz em terceiro. Mesmo assim o piloto do Catar não conseguiu cronometragem suficiente para superar o tempo acumulado do campeão espanhol na classificação geral.
Mais uma vez Sainz teve de disputar etapa a etapa a vitória com um companheiro de equipe. No Rally Dakar, em janeiro, o espanhol brigou pela primeira colocação contra outro colega de Volkswagen, o sul-africano Giniel de Villiers, campeão dos Sertões em 2008. Mas no Dakar o espanhol teve de abandonar a competição após um acidente e a vitória foi de Villiers.
Desta vez, nos Sertões, o experiente piloto espanhol de 47 anos levou a melhor depois de um erro do catarense Al-Attiyah na nona etapa.