
Esse fato, no entanto, será passado a partir de outubro. Em entrevista exclusiva a Automotive Business, Gandini contou que os primeiros testes com o motor flex para carros da Kia destinados ao mercado local já começam em fevereiro no estado do Piauí. Em outubro, durante o Salão do Automóvel, que ocorre em São Paulo, será apresentado o Kia Soul, modelo lançado em 2009, com motor flex fuel 1.6.
“O brasileiro está muito focado em ter um carro flex. Sem dúvida os volumes irão crescer muito quando tivermos o flex”, afirmou o presidente da Kia do Brasil. O cronograma da montadora prevê, ainda, a chegada do Cerato, também com motor flex 1.6, e para 2011 do Sportage flex, com motor 2.0.
Mas mesmo trabalhando com modelos somente a gasolina, no ano passado a Kia vendeu no Brasil 26.061 veículos, superando o volume estabelecido por Gandini de 25 mil unidades. Para 2010, o objetivo de vendas é ainda mais ambicioso: comercializar 38 mil automóveis, uma meta que permitirá crescimento de 46% em relação a 2009.
Para ajudar na missão, o executivo contou que a rede de concessionárias da Kia avançará, durante o ano, de 123 para 160 pontos. Mas as novidades em que o mercado está interessado são os quatro novos modelos que desembarcarão no Brasil durante o ano. O primeiro a chegar, em abril, será o Novo Sorento. Em junho será a vez do Koup (que é versão do Cerato coupé duas portas). Já para outubro, também no Salão do Automóvel, serão apresentados o Novo Sportage e o Cadenza, sedã de luxo que substituirá o Opirus, segundo adiantou Gandini.
Fábrica
A construção da planta brasileira está suspensa, afirmou José Luiz Gandini. A companhia já possui um terreno de 506 mil metros quadrados em Salto, SP, local que poderá receber a produção da montadora coreana no Brasil. “Vamos iniciar primeiro a produção do Bongo no Uruguai entre abril e maio”, afirmou o presidente da Kia. O contrato para a construção da caminhão leve em solo uruguaio foi assinado no ano passado. A projeção é que a produção seja de 6 mil unidades anuais.
Sobre a planta no Brasil, Gandini salienta: “Por enquanto está tudo parado. Estamos aguardando para ver como fica o mercado”.
Confira os assuntos relacionados:
Previsões Kia Motors não repassa 2 pontos do IPI
Kia responde ao Sync da Ford com o UVO