logo

none

Comerciais leves ganham participação

Nos últimos nove anos temos visto uma mudança sensível na segmentação das vendas automotivas. Os automóveis, que representavam em torno de 86% do total de veículos leves emplacados no Brasil em 2003, perderam 8 pontos percentuais, para 78% das vendas no acumulado dos cinco primeiros meses de 2011. Já os comerciais leves aumentaram a presença de 14% em 2003 para 22% entre janeiro e maio deste ano.
Author image

Redação AB

21 jun 2011

1 minutos de leitura

O ganho de 8% de participação em nove anos pode parecer pequeno. No entanto, considerando a previsão da Fenabrave de um mercado interno de 3,47 milhões de veículos leves em 2011, o percentual representa 270 mil unidades. As picapes e SUVs foram os comerciais leves que mais ganharam espaço nos últimos anos.

A perda de participação de mercado das quatro maiores montadoras do país (Fiat, Ford, GM e VW) foi outra mudança visível nos últimos anos. O market share destas empresas caiu de 84% em 2003 para 75% em 2011 no segmento de automóveis. A queda foi mais acentuada em comerciais leves, com a perda de 18 pontos percentuais no mesmo período por conta da oferta mais ampla de modelos, principalmente importados.

As marcas preparam lançamentos de olho na alta da procura por modelos do segmento. O Renault Duster deve começar a ser vendido em novembro deste ano. A Ford prepara renovações da Ranger e do Ecosport enquanto a GM terá novidades para a S10. Já a Volkswagen estuda novas versões da Amarok e a Toyota planeja renovar a linha Hilux.