logo

aumark

Comitiva da Foton visita possíveis fornecedores

Importantes fornecedores da indústria automotiva no Brasil como Cummins, Dana, Eaton, Edag, FPT, Knorr, Maxion, Metalsa, Randon, SPI e ZF recebem a partir desta semana um grupo de executivos das áreas de engenharia, desenvolvimento de produto e da cadeia de suprimentos da Beiqi Foton Motors da China, que estão cumprindo agenda de visitas a possíveis fornecedores locais de componentes para os caminhões que a Foton Aumark do Brasil planeja produzir a partir de 2016 em sua fábrica a ser construída em Guaíba (RS).
Author image

Redação AB

19 mar 2014

2 minutos de leitura

G_noticia_19238.gif

De acordo com o diretor executivo da Foton Aumark, Marcio Vita, os engenheiros chineses, que analisam a qualidade e os processos de produção nacional, manifestaram satisfação com o que viram: “Desde que iniciamos as negociações com a Beiqi Foton para a construção da fábrica no Brasil, os chineses sempre se mostraram preocupados com a capacidade dos fornecedores brasileiros em atender as exigências de qualidade da marca”.

Para o executivo tal preocupação se explica pelo volume de produção que a empresa está acostumada a gerar em seu país: a Foton produz na China mais de 200 mil unidades por ano de um único modelo de caminhão, de 3,5 toneladas – o volume excede toda a produção da indústria brasileira de caminhões, que no ano passado fechou em 189,9 mil unidades. Considerando todas as categorias em que atua, a Foton produz quase 650 mil caminhões por ano. A subsidiária brasileira será a primeira fábrica da empresa fora da China.

“As atenções da matriz chinesa se voltaram definitivamente para o Brasil e enquanto uma missão de engenheiros visita fornecedores potenciais para a linha de montagem, outra missão chinesa iniciou nesta mesma semana uma agenda de visitas para os principais bancos chineses já instalados no País”, conta Orlando Merluzzi, vice-presidente do conselho da Foton Aumark.

O grupo chinês, que já passou pela Dana e Metalsa, estão se deslocando para a Região Sul, onde visitarão nos próximos dias empresas de Caxias do Sul e Porto Alegre.

A empresa informa que está prestes a iniciar as obras de construção de sua fábrica no Rio Grande do Sul e que está aguardando apenas a aprovação da última etapa da licença ambiental.