logo

Automotive Business

Como a Hyundai ganhou a Copa

Se a seleção brasileira de futebol decepcionou, a Hyundai tirou o máximo proveito como um dos patrocinadores oficiais da Fifa na Copa do Mundo do Brasil. “Já tínhamos uma imagem premium e um produto bem-sucedido (o HB20, o primeiro carro da marca coreana produzido no País). O que fizemos foi intensificar ações para aumentar a exposição e nossas vendas.Aproveitamos um alinhamento de astros que não se repetiria mais”, explicou Cássio Pagliarini, diretor de marketing da Hyundai Motors Brasil, durante sua apresentação no II Fórum de Marketing Automotivo, realizado por Automotive Business esta segunda-feira, 29, em São Paulo.
Author image

pedro

30 set 2014

2 minutos de leitura

X_noticia_20599.jpg

Pagliarini conta que a Hyundai usou a maioria dos veículos disponíveis, incluindo muita mídia digital, para promover esse “alinhamento astrológico” favorável. O envolvimento com a Copa do Brasil rendeu dois anos de ações comerciais, período praticamente casado com o lançamento da família completa do HB 20 no País, que tornou-se um sucesso instantâneo de vendas.

Uma das principais ações casadas com a Copa foi a criação da Hexagarantia. “A seleção brasileira era pentacampeã e a Hyundai já dava cinco anos de garantia em seus veículos. Com a Copa vimos a oportunidade de estender a garantia para seis anos, o mesmo número que o Brasil buscava na competição”, diz Pagliarini. Mas não foi só. A marca coreana também cedeu 1.040 carros para a organização do evento, agendou 15 mil test drives em 16 dias, juntou 5 milhões de pessoas em seu Social Fan Park na internet, gerou mais de 190 mil interações em redes sociais, o número de fãs no Facebook saltou de 2 milhões para 3 milhões e 28 milhões de espectadores viram alguns dos vídeos postados no Youtube.

“O maior resultado foi que enquanto as vendas gerais do mercado brasileiro recuaram 7,2% até aquele mês (julho), as nossas cresceram 5,9%. Calculamos que com as promoções todas vendemos 8 mil carros a mais no período da Copa”, destaca Pagliarini. “Terminamos o evento como uma das marcas mais desejadas do Brasil”, resume.