
A mobilidade é um tema cada vez mais importante nas grandes cidades. Não poderia ser diferente: a dificuldade em realizar deslocamentos que deveriam ser rápidos é um reflexo direto do trânsito caótico das principais metrópoles do planeta.
– Clique aqui para saber mais sobre a Fenatran
– Acesse aqui as novidades da Automec 2021
O problema é que muitas empresas ainda não sabem como lidar com este assunto. E é aí que as grandes feiras fazem a diferença no setor de transportes. Eventos como a Fenatran e a Automec são fundamentais para apresentar novas soluções de mobilidade.
“Os eventos promovidos por nós reúnem conteúdo, negócio e relacionamento. Conseguimos unir governo, sociedade, empresas e ONGs em um só lugar. Além de ser uma oportunidade de lançar produtos, as empresas podem entender as tendências de mercado a partir do relacionamento e dos debates”, disse Luiz Bellini, diretor de portfólio da Reed Exhibitions.
Hoje, a Reed é responsável pela organização das maiores feiras do setor de transportes. Além do Salão do Automóvel, a empresa realiza a Fenatran (Salão Internacional do Transporte Rodoviário de Carga), a Automec (Feira Internacional de Autopeças, Equipamentos e Serviços) e o Salão Duas Rodas.
A 23ª edição da Fenatran será realizada entre os dias 18 e 22 de outubro, no São Paulo Expo. Na última edição, 65 mil pessoas participaram da feira, que contou com 450 marcas. A estimativa é que o evento gerou R$ 8,5 bilhões em oportunidades de negócios nos quatro dias de realização.
A Automec está confirmada para ocorrer no Expo Center Norte entre os dias 9 e 13 de novembro. Trata-se do maior evento de reposição e reparação para veículos leves, pesados e comerciais da América Latina. A última edição contou com mais de 1,5 mil marcas e expositores de 62 países.
TECNOLOGIA PARA APRIMORAR A MOBILIDADE
A mobilidade está entre as prioridades da Reed Exhibitions em todos os seus eventos. No Salão do Automóvel de 2018, Bellini liderou um projeto chamado New Mobility, cujo objetivo era debater o tema com importantes nomes da indústria automotiva e de tecnologia no principal evento do setor.
A novidade fez tanto sucesso que o projeto foi estendido à Fenatran. Além de participar de debates sobre temas ligados à mobilidade de pessoas e cargas, os participantes puderam interagir em ações de realidade virtual e conhecer projetos de startups visando a melhoria da mobilidade urbana, transporte e logística. O resultado não poderia ter sido mais positivo: 96% dos visitantes que participaram do New Mobility na Fenatran se disseram satisfeitos.
“Acredito que o debate em torno da mobilidade cresceu muito desde 2018. Prova disso é a realização de eventos como o próprio Mobility Now (projeto editorial da AB que se propõe a debater as evoluções necessárias à nova mobilidade no Brasil). Então acho que o tema está cada vez mais em evidência”.
Além de fomentar o debate de novas ideias, a Reed também trabalha para oferecer soluções de mobilidade aos visitantes de suas feiras.
“Existem duas maneiras de enxergar a mobilidade nos eventos. Há a maneira direta, que é proporcionar soluções para chegar ao local do evento. Então quais são os principais meios de facilitar a chegada dos visitantes, que vão além do estacionamento convencional? Pensamos em algumas alternativas, como promover uma maior integração do metrô ao evento, e até oferecer carros compartilhados em parceria com hotéis e empresas. E existe a abordagem indireta do tema em si, realizada a partir do debate e da discussão em nossas feiras. Neste caso, na condição de organizadora dos principais eventos do setor, nosso papel é de entender as tendências para desenvolver novas ideias”.