
A autonomia ainda é uma preocupação para o uso de veículos elétricos, já que a maior arte dos modelos com a tecnologia não dão conta de longas viagens e a infraestrutura disponível ainda é restrita. Segundo a Anfavea, a partir de 2035, o Brasil precisa instalar 150 mil carregadores elétricos para atender o crescimento da demanda, com investimento de R$ 14 bilhões. Como fazer isso?
Leia também:
– Vale a pena ter carro elétrico? Podcast conta detalhes da experiência
Neste episódio do podcast Mobility Now, o CEO da Neocharge, Diogo Seixas, aponta caminhos para aumentar a infraestrutura, o comportamento do consumidor e explica a diferença entre os diferentes tipos de carregadores, uma dúvida comum entre os consumidores de veículos elétricos.
“A infraestrutura cresce junto com a frota, em compasso”, afirma o CEO da Neocharge, Diogo Seixas. “Os mercados mais maduros lá fora não tiveram problema com a infraestrutura. O que não faz sentido é instalar uma infraestrutura gigantesca sem ter veículos. Muita gente ainda acha escassa, podemos melhorar e vamos melhorar, mas hoje a infraestrutura atende a demanda.”
Ele aponta ainda o protagonismo das startups nesse processo, que atrai cada vez mais players diferentes, como empresas de energia e distribuidoras de combustível.
Seixas lembra ainda que no dia a dia a logística de abastecimento de carros elétricos é diferente dos carros à combustão. “Muita gente imagina o uso do carro elétrico como usam o carro à combustão, como ir ao posto de gasolina e perder 10 minutos abastecendo”, disse o executivo. “No carro elétrico é diferente, você carrega quando o veículo está parado na sua casa ou em uma loja. 85% das recargas são domésticas, não tem pressa para carregar”.
Como ouvir o podcast Mobility Now?
O podcast Mobility Now fica disponível aqui no site da Automotive Business e no seu agregador de podcasts preferido, como Spotify e Deezer – basta procurar o canal AB Cast.